A incógnita para a vaga de vice na chapa de Simões

Correligionários do governador Zema miram a indicação, cobiçada também por partidos aliados
mateus simões
Vice-governador tem conduzido as conversas com as direções partidárias. Foto: Agência Minas

Desde a filiação do vice-governador Mateus Simões ao PSD, oficializada em outubro, dirigentes do Novo vêm insistindo na tese de que será garantida à legenda do governador Romeu Zema a vaga de vice na chapa de Simões ao Palácio Tiradentes. Negociações mais recentes indicam, no entanto, que os correligionários de Zema terão que frear as investidas do PL, partido do ex-presidente da República Jair Bolsonaro, caso queiram manter a indicação.

Segundo apurou O Fator, os deputados federais Nikolas Ferreira e Domingos Sávio têm ganhado espaço no grupo político do vice-governador. Os dois parlamentares do PL vêm oferecendo sinalizações públicas de apoio ao nome do PSD para o governo. Além da pré-candidatura de Domingos ao Senado, o PL se articula para emplacar também o candidato a vice.

Dono da maior bancada da Câmara dos Deputados, o PL garantiria ao PSD tempo de TV necessário para dar mais robustez aos programas eleitorais de Simões e torna-lo mais conhecido entre os mineiros.

Dentro do Novo, contudo, interlocutores do partido disseram à reportagem que já estudam uma lista com ao menos cinco nomes para o posto.

O ex-deputado federal Tiago Mitraud, a vereadora belo-horizontina Fernanda Altoé, o vice-presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Antônio Claret Jr, o advogado Marcelo Tostes e a presidente do Novo em Belo Horizonte, Kathleen Garcia, ainda segundo apuração da reportagem, integram a lista.

Ao mesmo tempo, Mateus Simões ainda não desistiu de atrair o apoio do Republicanos, partido do senador Cleitinho. Presidente estadual da sigla, o deputado federal Euclydes Pettersen é investigado pela Polícia Federal (PF). Segundo a PF, o deputado recebeu ao menos R$ 14,7 milhões em propinas para fornecer proteção política a um esquema de fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Pettersen nega as acusações.

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Mais jogos que em 2014 e seleções hospedadas no interior: o plano de Minas para a Copa do Mundo Feminina

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse