Novo vê Zema como trunfo em esforço para indicar vice na chapa de Simões

Partido do governador mineiro reivindica espaço em chapa que, no ano que vem, será liderada pelo PSD
Romeu Zema e Mateus Simões
Novo aposta em Zema como trunfo por prerrogativa de apontar vice de Simões. Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

O Novo avalia que o governador Romeu Zema é o principal trunfo para assegurar ao partido a indicação de vice na chapa de Mateus Simões (PSD) ao comando do estado. A sigla considera que, mesmo com a eventual pressão de outras legendas como PL e Republicanos por um espaço na dobradinha em 2026, a presença do governador pode garantir vantagem na disputa pela vaga.

O entendimento é que entregar a vaga a um partido que não o Novo soaria como um sinal negativo a Zema, que não colocou óbice à migração de Simões para os quadros pessedistas — e, inclusive, participou de conversas a respeito do tema com dirigentes dos dois partidos.

Como O Fator já mostrou, embora o Novo acredite ter a preferência para apontar o candidato a vice, fontes ligadas ao PSD adotam discurso de cautela e afirmam que definições do tipo só vão ganhar forma a partir de julho de 2026, com as convenções partidárias e a oficialização dos apoios eleitorais.

O acordo entre PSD e Novo prevê que, a despeito de uma eventual candidatura presidencial do partido de Gilberto Kassab, Simões terá liberdade para apoiar o governador caso ele lidere uma chapa na corrida ao Palácio do Planalto.

Citados no Novo como agremiações que também podem pleitear a parceria com Simões nas urnas, PL e Republicanos ainda não definiram se vão compor a coligação liderada pelo PSD. 

Os sinais de aproximação entre o vice de Zema e o deputado Nikolas Ferreira, contudo, despertaram, entre aliados de Simões, a percepção de que uma aliança é possível.

Por ora, sinalizaram adesão à coalizão de Simões partidos como PP, União Brasil, Solidariedade e Podemos.

Leia também:

O alerta do TCU sobre o Fundo Rio Doce

Eduardo Cunha prepara a instalação de mais uma rádio em BH

TCU identifica desvio em 72% das guias de mineração e impõe prazo à ANM

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse