De volta à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) por causa da posse de Alencar da Silveira Júnior no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), o deputado estadual Carlos Pimenta (PDT) nomeou o ex-deputado federal Délio Pinheiro, do mesmo partido, para um cargo em seu gabinete.
Pinheiro ocupou uma cadeira na Câmara dos Deputados no ano passado, durante licença do também pedetista Mário Heringer. Jornalista de formação, ele ficou por cerca de quatro meses no Congresso Nacional.
Na eleição de 2024, Pinheiro concorreu à Prefeitura de Montes Claros, base eleitoral de Pimenta. Ele terminou em quarto lugar, com 5,3% dos votos válidos. A disputa foi vencida por Guilherme Guimarães (União Brasil) já no primeiro turno.
Antes de entrar para a política, Délio Pinheiro atuava na afiliada da TV Globo em Montes Claros. Ele era o apresentador da versão local do “MG1”.
Carlos Pimenta assumiu na semana passada o oitavo mandato na ALMG. Em entrevista concedida a O Fator em julho, quando Alencar foi eleito para o TCE-MG, o pedetista adiantou que pretendia manter uma relação de independência em relação ao governo de Romeu Zema (Novo).
“Mesmo nos últimos anos em que não estive no cargo de deputado, sigo viajando por todo o estado, principalmente pelo Norte de Minas. A situação da saúde nos municípios está cada dia pior. Existem os recursos e há bons projetos por parte do governo do estado, mas ainda assim as filas por exames, consultas e remédios não deixam de aumentar. Estou convencido de que tenho muito a contribuir nesta questão”, afirmou, àquele momento.