Ex-vereador tem data para retornar à Câmara de BH

Posse ocorrerá em razão do pedido de licença de Ganem, alvo de dois processos de cassação
Rubão (Podemos)
Ex-vereador retornará ao Legislativo municipal após ficar como primeiro suplente na chapa do Podemos em 2024. Foto: Cláudio Rabelo/CMBH

O ex-vereador Rubem Rodrigues de Oliveira Júnior, o Rubão, tomará posse na próxima segunda-feira (5) na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). Primeiro suplente na chapa do Podemos, Rubão assumirá a cadeira de Lucas Ganem, que na última semana pediu licença do mandato por 121 dias.

A decisão pelo afastamento ocorreu enquanto Ganem enfrenta dois processos de cassação, um na própria Câmara de BH e outro na Justiça Eleitoral. Na CMBH, a primeira reunião da comissão processante ocorrerá também na próxima semana. O comitê tem 90 dias, contados a partir de 16 de dezembro, para enviar seu parecer ao plenário. Caso ao menos 28 parlamentares votem pela cassação, Ganem já não retornará de sua licença e Rubão permanecerá definitivamente no posto.

Já no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), a decisão em primeira instância foi pela cassação de Ganem. O parlamentar entrou com um recurso contra a decisão e aguarda pela sentença do pleno.

Pelo que apurou O Fator, o secretário municipal adjunto de Esportes e Lazer, Bernardo Correia, assumirá a chefia da pasta com a volta de Rubão ao Legislativo. O prefeito Álvaro Damião (União Brasil) não tem pressa para anunciar um novo secretário, já que a posse de Rubão é, por enquanto, temporária.

Bernardo Correia é ligado ao deputado federal Fred Costa (PRD) e já atuou, entre outros cargos, como presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC). Já Rubão integra a Família Aro, grupo político liderado pelo secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro.

Leia também:

TJMG rejeita recurso contra inconstitucionalidade de regras para Polícia Penal

Ainda sem bater o martelo, Tadeuzinho colhe assinaturas para possível candidatura ao TCE

Os termos do acordo emergencial entre PBH e MGS sobre terceirizados em escolas

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse