O diretório do Cidadania em Minas Gerais formalizou, nesta terça-feira (10), um convite de filiação ao ex-procurador-geral de Justiça Jarbas Soares Júnior. A iniciativa integra a estratégia do partido de atrair nomes com projeção pública para o ciclo eleitoral de 2026. A proposta foi feita pelo presidente estadual da legenda e prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez.
Jarbas Soares disse ter recebido o gesto com honra, mas lembrou que a legislação o impede de exercer atividade político-partidária enquanto integrar os quadros do Ministério Público de Minas Gerais. Ele deixou as portas abertas e afirmou que, caso se desligue do MPMG, avaliará o convite com atenção.
Não é a primeira vez que o nome do ex-procurador-geral aparece no radar de partidos. Em maio, O Fator mostrou que o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, fez convite semelhante a Jarbas Soares — movimento que, à ocasião, teve respaldo do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e do senador Rodrigo Pacheco, ambos filiados à sigla.
A articulação em torno de seu nome ganhou contornos mais concretos quando o próprio Jarbas Soares confirmou a colegas do Ministério Público, durante um encontro informal com membros do MPMG, que tem recebido propostas para disputar as eleições de 2026.Àquele momento, ele não sinalizou se pretendia aceitar qualquer convite ou se lançar candidato.
Jarbas Soares ingressou no MPMG em 1990 e exerceu o cargo de procurador-geral de Justiça em dois mandatos: de 2004 a 2008 e de 2020 a 2024.