Novo chefe do Iepha em Minas divide opiniões no governo Zema

João Paulo Martins foi nomeado nesta quarta e é servidor de carreira do Iphan
O Iepha trata de questões estratégicas em várias áreas do Estado
O Iepha trata de questões estratégicas em várias áreas do Estado. Foto: Iepha/Divulgação

Nem todos os integrantes do governo Zema ficaram satisfeitos com a escolha do urbanista e historiador João Paulo Martins para presidir o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha–MG). Desde a nomeação, nesta quarta-feira (22), membros da ala mais à direita do Estado reclamaram que a gestão estaria dando espaço a um “esquerdista e petista”.

Martins é servidor de carreira do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) e sua última atuação foi como Coordenador Técnico da Superintendência em Minas Gerais. Pelo Iphan, Martins também foi Chefe do Escritório Técnico do instituto em Mariana (MG).

Em conversa com O Fator, um interlocutor que não quis se identificar afirmou que a escolha foi ruim por não ser um nome alinhado aos pensamentos da maior parte do governo. O Iepha trata de questões estratégicas em várias áreas do Estado – o órgão pode, promover tombamentos em imóveis e áreas.

Apesar da crítica, João Paulo Martins foi aprovado por conta do currículo técnico e pela indicação do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, considerado um dos nomes mais próximos ao vice-governador Mateus Simões.

Ele é graduado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e mestre em História e Culturas Políticas pela UFMG. Em sua trajetória profissional, o arquiteto e urbanista atuou nas áreas de patrimônio imaterial, política cultural, pesquisa e gestão de patrimônio cultural, política urbana e legislação urbana e regional.

Já a arquiteta Marília Palhares Machado, que ocupava a presidência do Iepha-MG, irá assumir a Diretoria de Regionalização e Descentralização da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo.

Leia também:

Vereadores aprovam projeto sobre retrofit do Centro de BH

Renúncia de candidato livra federação liderada pelo PT de ter chapa cassada na Grande BH

Mais um sindicato vai ao Tribunal de Justiça para barrar teto de gastos de Minas

Acompanhe O Fator no Instagram

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse