O governador Romeu Zema (Novo) e representantes do governo Lula (PT) terão que enfrentar cobranças de prefeitos durante o Congresso da Associação Mineira dos Municípios (AMM). O evento será realizado na terça (4) e quarta-feira (5) em Belo Horizonte.
A desoneração da folha de pagamento dos municípios, os impactos da reforma tributária na cidade e as eleições municipais deste ano estão entre as principais pautas. A renegociação da dívida dos estados com a União também será debatida.
Presenças
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), representará o governo federal no evento.
Além dele, o presidente da Assembleia Legislativa (ALMG), Tadeu Martins, e o vice-governador Mateus Simões (Novo) também estarão presentes. Com agenda no Congresso Federal, o senador Rodrigo Pacheco (PSD) é ausência confirmada.
O principal “host” do evento será o presidente da AMM, o prefeito de Coronel Fabriciano e vice presidente da CNM, Doutor Marcus Vinícius (sem partido).
Discussões
A desoneração está pautada na PEC 66, que está sendo discutida segundo o prazo estipulado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). medida pode representar uma conquista de quase R$ 500 bilhões para os municípios.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve enviar, em breve, um projeto de lei para avançar a pauta da renegociação da dívida.