Pressão do PT quase desatou aliança entre MDB e PSB em Belo Horizonte

Anúncio teria atrapalhado as negociações para coligações em Recife, Porto Alegre e Belo Horizonte
Gleisi Hoffmann chegou a telefonar para Carlos Siqueira para tentar impedir aliança do PSB com o MDB em BH. Foto: Divulgação/PT
Gleisi Hoffmann chegou a telefonar para Carlos Siqueira para tentar impedir aliança do PSB com o MDB em BH. Foto: Divulgação/PT

A coligação entre o MDB e o PSB para a disputa para a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), com Gabriel Azevedo como cabeça da chapa e Paulo Brant como vice, não foi bem recebida por lideranças nacionais do campo de esquerda. Após o anúncio, na tarde de sexta-feira (7), teve início uma grande movimentação de bastidores, envolvendo dirigentes e interlocutores poderosos nas legendas, na tentativa de suspender o acordo e levar o apoio dos pessebistas à pré-candidatura de Rogério Correia (PT).

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, chegou a fazer contato com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira. Em um primeiro momento, o pedido surtiu efeito, com Siqueira, preocupado com outras articulações em andamento, pedindo cautela aos articuladores mineiros.

O Fator apurou que uma das ponderações feitas por Siqueira a Paulo Brant foi que as executivas nacionais do PT e do PSB ainda tentavam acertar um acordo que envolveria candidaturas em Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre. O anúncio da aliança Gabriel-Brant, neste contexto, teria criado embaraços às negociações.

Siqueira, nesta ligação, chegou a pedir a Paulo Brant que gravasse um novo vídeo para as redes sociais, desmentindo ou suspendendo a aliança na capital.

Apesar da tensão, outros interlocutores conseguiram deter os movimentos petistas. Ainda na sexta, Brant e Gabriel Azevedo iniciaram uma contra-ofensiva de contatos e ligações, inclusive envolvendo o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, e o deputado federal Newton Cardoso Jr. O acordo em Belo Horizonte também foi defendido pelo presidente do PSB estadual, o deputado licenciado Noraldino Jr, que fez uma ligação a Carlos Siqueira.

Leia também:

Renúncia de candidato livra federação liderada pelo PT de ter chapa cassada na Grande BH

Mais um sindicato vai ao Tribunal de Justiça para barrar teto de gastos de Minas

‘Fala, Fator’ recebe Guilherme Ibraim e repercute segundo debate com candidatos à Prefeitura de BH

Acompanhe O Fator no Instagram

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse