Gabinete de Engler aluga carro com locadora de Brasília gerida por ex-assessor de Bolsonaro

Deputado mineiro argumentou que empresa tem o melhor preço para a locação de veículos
Bruno Engler é pré-candidato a prefeito de Belo Horizonte e terá o apoio de Bolsonaro na campanha. Foto: Divulgação/ALMG
Bruno Engler é pré-candidato a prefeito de Belo Horizonte e terá o apoio de Bolsonaro na campanha. Foto: Divulgação/ALMG

O deputado estadual Bruno Engler (PL) optou por alugar o carro que atende seu gabinete com uma empresa de Brasília gerida por um ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Desde o início de seu segundo mandato, Engler paga R$ 5 mil mensais, por meio da verba indenizatória da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), à Novacar, locadora do ex-marinheiro Joel Novaes da Fonseca, que atuou como assessor do Palácio do Planalto durante a gestão Bolsonaro.

A O Fator, Engler afirmou que fez a escolha pela locadora por economia. “O preço que eles oferecem pro aluguel é melhor do que o das outras locadoras que olhamos. É só comparar aí com os outros, eu devo ser o que menos gasta com isso na verba indenizatória”, disse o parlamentar, que é pré-candidato a prefeito de Belo Horizonte.

Joel Fonseca se tornou administrador da Novacar no mesmo mês em que Engler passou a contratar a empresa para o aluguel do veículo, em fevereiro de 2023. Antes disso, a locadora passou pelos cuidados de outros militares reformados e, inclusive, de familiares do ex-assessor do Planalto.

O ex-militar da Marinha é um assessor fiel dos Bolsonaro há anos. Joel passou a atuar auxiliando Jair em 2015 e, até 2018, se revezou entre a assessoria parlamentar do patriarca da família e o gabinete do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Em janeiro de 2019, foi nomeado assessor especial da Presidência da República.

Apesar de ser curioso que um deputado estadual de Minas alugue carro com uma locadora de Brasília – administrada por uma pessoa ligada a aliados do parlamentar – não há irregularidade na contratação.

Leia também:

Acusado de agredir ex-mulher, ex-presidente da Câmara de BH ‘manda’ no Partido da Mulher Brasileira da capital

Saiba as regras da Justiça Eleitoral para o referendo da bandeira de Belo Horizonte

Os secretários de Fuad citados na CPI da Lagoa da Pampulha

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse