O ex-deputado estadual Guilherme da Cunha foi exonerado do cargo de secretário-executivo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico mas conseguiu viabilizar sua permanência na gestão Zema. A partir de agora, Cunha vai atuar como assessor do gabinete do vice-governador Mateus Simões – provavelmente com as mesmas atribuições e responsabilidades do ex-deputado federal Lucas Gonzalez, que deixou a pasta no início do mês.
Da Cunha está no governo desde abril do ano passado, quando foi criado o cargo de secretário-executivo na pasta de Desenvolvimento Econômico – ele chegou a ser cotado para assumir a secretaria, mas não teve aval de Zema, que, apesar disso, concordou em criar um cargo na estrutura para tranquilizar o político.
Dentro do governo, até aqui, Cunha ainda não recebeu destaque por sua atuação e ficou responsável pela gestão de programas de desenvolvimento que já existiam antes de sua chegada.
Em maio, O Fator mostrou que a saída de Cunha da secretaria era iminente, mas ainda não se havia encontrado um novo posto no governo para o ex-deputado. Interlocutores chegaram a cogitar cargos em estatais, mas a conversa não avançou.
A expectativa agora é que o ex-deputado auxilie Mateus Simões na construção de viabilidade política junto a lideranças do interior e na sua antiga casa, a Assembleia mineira, onde é “muito querido”.