MPF quer apurar homenagens de universidade mineira a agentes da ditadura militar

Procurador instaurou inquérito para investigar títulos concedidos a membros do regime
O inquérito busca apurar possíveis violações ao direito à memória e à verdade. Foto: Arquivo Público DF
O inquérito busca apurar possíveis violações ao direito à memória e à verdade. Foto: Arquivo Público DF

O Ministério Público Federal (MPF) vai investigar a concessão de títulos honoríficos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) a agentes da ditadura militar. A instauração do inquérito foi oficializada nesta segunda-feira (1º), assinada pelo Procurador da República Francisco de Assis Floriano e Calderano.

A investigação tem como base uma documentação encaminhada à Procuradoria da República em Manhuaçu, que relata a outorga desses títulos pela UFV. O inquérito busca apurar possíveis violações ao direito à memória e à verdade.

O MPF fundamenta sua ação nas recomendações da Comissão Nacional da Verdade, que orientou a revogação de medidas que homenageiam autores de graves violações de direitos humanos durante o período da ditadura militar. Entre as sugestões da Comissão, está a cassação de honrarias concedidas a agentes públicos ou particulares associados a essas violações.

A portaria determina uma série de providências administrativas, incluindo o registro adequado do inquérito nos sistemas do MPF, a publicação da portaria no site da Procuradoria da República em Manhuaçu, e a comunicação à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC).

O procurador ressalta que a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis são objetivos institucionais do Ministério Público, estabelecidos pela Constituição Federal. A investigação visa, portanto, “proteger o patrimônio público e social, bem como outros interesses difusos e coletivos relacionados à preservação da memória histórica do país”.

Leia também:

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Em defesa do interesse dos mineiros de todas as cidades

Por que deputados do PT não mergulharam nas conversas sobre candidatura ao governo de MG

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse