As articulações para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visite Contagem na próxima semana geraram repercussão no núcleo político da Prefeitura de Belo Horizonte.
Interlocutores próximos ao prefeito Álvaro Damião (União Brasil) informaram a O Fator que o Executivo municipal trabalha nos bastidores para que Lula estenda sua passagem pelo estado e visite também a capital.
A possível passagem de Lula por Contagem gerou “ciúmes” na Prefeitura de BH. Com Marília Campos (PT) despontando nas pesquisas para concorrer a uma cadeira no Senado em 2026, a avaliação de dirigentes do PT mineiro é de que seria um erro político transferir a agenda do presidente para a capital.
A solução encontrada, portanto, é que Lula passe pelas duas cidades.
Uma das opções à mesa é que Lula anuncie em Contagem o aval do governo federal para a construção de uma nova estação do metrô no município da Região Metropolitana. Já em Belo Horizonte, o presidente assinaria o contrato de aquisição de cem ônibus elétricos para a frota da capital.
Os detalhes da eventual visita de Lula a Minas Gerais serão discutidos pelo governo durante a agenda presidencial inaugurada nesta sexta-feira (22) em Bogotá, na Colômbia. No país, Lula participará, entre outros compromissos, da Cúpula dos Presidentes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).