O ex-vereador Ciro Pereira pode assumir uma secretaria da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) nas próximas semanas. Pelo que O Fator apurou, o nome do ex-parlamentar tem sido levado ao prefeito Álvaro Damião (União Brasil) por interlocutores do mercado e de partidos políticos. Uma reunião no final desta semana pode selar a nomeação.
Ciro é o primeiro suplente do Republicanos na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). Havia uma expectativa que ele retornasse à Casa por conta de uma sequência de atos: se o deputado estadual Tito Torres (PSD) conseguir se eleger conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), como pretende, o vereador Osvaldo Lopes, hoje no Republicanos, mas anteriormente filiado ao PSD, ganharia a cadeira na Assembleia Legislativa por ser suplente da legenda pessedista. Osvaldo, no entanto, já comunicou a interlocutores que vai preferir continuar como vereador do que ficar pouco mais de um ano como deputado estadual.
Com a decisão de Osvaldo Lopes sobre seu futuro, teve início a articulação para levar Ciro à prefeitura. Ele e Damião foram colegas de Câmara ao longo dos últimos anos. A boa relação do ex-vereador com a Câmara e com interlocutores políticos e de mercado é um dos pontos considerados pela equipe da PBH.
A reportagem soube que uma das pastas cotadas para o ex-vereador é a de Meio Ambiente, hoje comandada pelo gestor público técnico Gelson Leite, ligado ao PV. Há outras possibilidades, uma vez que Leite é considerado um secretário técnico e alinhado ao prefeito.