O deputado federal Gilberto Abramo, uma das principais lideranças do Republicanos em Minas Gerais, vê com naturalidade a aproximação de seu correligionário, o senador Cleitinho Azevedo, com interlocutores do PL.
O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro estuda ter candidato próprio ao governo de Minas Gerais. Nesse cenário, uma das possibilidades passa pela filiação de Cleitinho.
Na sexta-feira passada, o senador gravou um vídeo ao lado do deputado estadual Bruno Engler e do vereador de Belo Horizonte, Vile, protestando contra o edital de concessão do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), que prevê a instalação de pedágios nas rodovias MG-010, MG-424 e LMG-800.
A O Fator, Gilberto Abramo comentou a aproximação de Cleitinho a políticos do PL.
“Se, de fato, ele tem interesse em concorrer ao governo de Minas, é mais que certo que busque alianças partidárias”, disse.
Cleitinho colocou o nome à disposição do partido para disputar o Governo de Minas em 2026. Como o Republicanos também integra a base de apoio do governador Romeu Zema (Novo), há negociações para que o senador não concorra ao Palácio Tiradentes e apoie o vice-governador Mateus Simões, também do Novo, na corrida à sucessão de Zema.
A boa relação entre Cleitinho e Bruno Engler, cabe lembrar, não é propriamente uma novidade. O deputado estadual foi o responsável por apresentar o hoje senador a Bolsonaro. No ano passado, Cleitinho apoiou Engler na eleição pela Prefeitura de BH mesmo com o Republicanos tendo lançado uma chapa encabeçada por Mauro Tramonte.