Se, em Belo Horizonte, a posse dos vereadores será marcada por uma disputa entre Bruno Miranda (PDT) e Juliano Lopes (Podemos) pela presidência da Câmara Municipal, em Contagem, o prognóstico é diferente. A eleição para o comando do Legislativo local, nesta quarta-feira (1°), poderá ter chapa única, com Bruno Barreiro (PV) candidato a presidente e representantes de outros quatro partidos nos demais cargos da Mesa Diretora.
A chapa de Barreiro, inclusive, já está preenchida. Vão concorrer ao lado dele Carol do Teteco (MDB), como vice-presidente, Pastor Itamar (PRD), como 2° vice-presidente, Léo da Academia (PDT), como 1° secretário, e Júnior Zica, do União Brasil, como 2° secretário.
Segundo apurou O Fator, aliados da prefeita Marília Campos (PT) queriam a vereadora Adriana Souza, também do PT, na vaga de Léo da Academia. A avaliação é que o pedetista foi “desleal” à chefe do Executivo em alguns momentos. Uma das críticas reside sobre o parlamentar ter feito uma campanha à reeleição “descolada” da de Marília.
Apesar da resistência, a indicação de Léo da Academia para o cargo já estava acertada. A busca por uma chapa de consenso na Câmara de Contagem começou ainda em outubro, dias após a eleição municipal. Desde o início das conversas, Bruno Barreiro esteve entre os cotados para presidir a Casa na legislatura que se avizinha.