A ‘comitiva de Brasília’ que participou da posse de Durval Ângelo na presidência do TCE de Minas

Corte de Contas empossou, nesta quinta-feira (13), direção que liderará atividades no próximo biênio
O novo presidente do TCE de Minas, Durval Ângelo
O novo presidente do TCE de Minas, Durval Ângelo. Foto: Daniele Fernandes/TCE

A posse do conselheiro Durval Ângelo como presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), nesta quinta-feira (13), em Belo Horizonte, contou com a presença de diversas autoridades com raízes mineiras que atuam em Brasília (DF). Da capital federal, vieram, por exemplo, a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Afrânio Vilela, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e o ministro Antonio Anastasia, do Tribunal de Contas da União (TCU).

O ministro Antônio Fabrício de Matos, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), e a ministra substituta Edilene Lôbo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também marcaram presença. O defensor público-geral federal, Leonardo Cardoso de Magalhães, foi outro a participar.

Durval comandará a Corte de Contas no biênio 2025-2026. O vice-presidente do Tribunal será Agostinho Patrus, com Gilberto Diniz na função de corregedor.

A cerimônia de posse da nova direção do TCE-MG teve lotação máxima. Houve, inclusive, quem ficasse do lado de fora do auditório que sediou a solenidade por ausência de espaço na plateia.

Lideranças de Minas Gerais, como o governador Romeu Zema (Novo), o prefeito em exercício de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), o presidente da Assembleia Legislativa, Tadeu Leite (MDB), e o presidente da Câmara Municipal de BH, Juliano Lopes, do Podemos, compuseram, ao lado das autoridades que dão expediente em Brasília, a mesa de honra da cerimônia. 

Tiveram assentos de destaque, ainda, nomes como a reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Goulart, e o presidente do Tribunal Regional Federal da 6° Região (TRF-6), o desembargador Vallisney Oliveira.

Foi repórter especial do caderno de Política do Estado de Minas. Trabalhou, também, na Rádio Itatiaia. Antes, militou no jornalismo esportivo, no Superesportes.

Guilherme Jorgui é jornalista e tem especialização em comportamento eleitoral, opinião pública e marketing político (UFMG).

Leia também:

Lula repete efeito de Flávio Bolsonaro na Assembleia de Minas

O novo presidente do TRF-6

A data do primeiro debate entre os candidatos ao governo de Minas

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse