O PL avalia a possibilidade de lançar a deputada federal Greyce Elias (Avante) como candidata a vice-governadora de Minas Gerais em uma eventual chapa liderada pelo senador Cleitinho Azevedo (Republicanos, que é pré-candidato ao Palácio Tiradentes. A filiação de Greyce ao PL foi uma das pautas discutidas em reunião nessa quarta-feira (3) entre o presidente do Republicanos em Minas, deputado federal Euclydes Pettersen, e o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto. O encontro também teve a participação de Cleitinho e da própria Greyce.
Pelo que O Fator apurou, a movimentação é parte das conversas para a tentativa de construção de uma aliança entre PL e Republicanos no Estado.
Na quarta-feira (3), Pettersen, a O Fator, afirmou que a pré-candidatura do governador Romeu Zema (Novo) à Presidência tende a impedir uma composição entre o Novo e partidos aliados de Jair Bolsonaro no primeiro turno.
“Pelo menos no primeiro turno, acho difícil o Novo caminhar com o PL e o Republicanos, pela obrigação de fazer palanque do seu candidato à Presidência”, disse.
Na análise dos interlocutores, a candidatura de Cleitinho ao Palácio Tiradentes ganha corpo diante do cenário nacional. Para viabilizar o projeto, o PL trabalha com a prerrogativa de indicar o nome para a vice, e Greyce passou a ser cogitada como opção. Ela é deputada desde 2019.
Ainda na entrevista de quarta-feira, Pettersen afirmou que o entendimento entre PL e Republicanos resulta de um “acordo antigo” e tem como prioridade manter a unidade do campo de centro-direita em Minas. As articulações, porém, dependem de definições no âmbito nacional. O Republicanos defende a candidatura presidencial do governador paulista Tarcísio de Freitas, enquanto no PL seguem em debate os nomes de membros da família Bolsonaro — incluindo a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
Em nota, o PL mineiro negou a existência de conversas sobre uma possível indicação de Greyce Elias para representar o partido em uma aliança eleitoral no ano que vem.
“O presidente Domingos Sávio reafirmou que mantém uma excelente relação com o senador Cleitinho e que comunga da ideia de que o melhor para Minas e para o Brasil é uma aliança unindo o PL, o Republicanos e outros partidos de centro-direita. Ressaltou, contudo, que, embora esteja diariamente em contato com todos os colegas da bancada mineira do PL e com o próprio presidente nacional, Valdemar da Costa Neto, não houve qualquer discussão sobre indicação de nomes para a vice em nenhuma reunião do partido”, diz trecho do texto enviado pela legenda.