A difícil articulação para Álvaro Damião ser o vice de Fuad

Vereador topa ser companheiro de chapa, mas quer o que o União parece não aceitar
Vereador não quer arriscar tanto para ser candidato a vice. Foto: Reprodução/Redes sociais
Álvaro Damião é cotado há meses para ser o vice, mas articulação voltou a ganhar força nos últimos dias. Foto: Reprodução/Redes sociais

As chances do vereador Álvaro Damião (União) se tornar o vice de Fuad Noman (PSD) caíram consideravelmente nos últimos dias.

O Fator apurou que o parlamentar até topa ser o vice de Fuad, mas quer garantias robustas do União caso o prefeito não seja reeleito. O cenário ideal para Damião é visto como “quase impossível” por interlocutores do partido que conversaram com a reportagem.

Em abril, quando o União definiu pelo apoio a Fuad, o nome de Damião surgiu como favorito absoluto para o posto. O vereador, no entanto, teme perder o mandato na Câmara por apostar na vice-prefeitura.

Um cenário posto em jogo seria Damião, primeiro suplente da legenda, assumir uma cadeira como deputado federal com a licença de mandato de um dos três parlamentares mineiros do União em Brasília. Essa possibilidade tem sofrido resistências dentro do partido e, só ela, também não garantiria tranquilidade ao vereador – a licença se dá somente por três meses, prorrogáveis conforme a boa vontade do “titular” da cadeira.

A propósito, tanto auxiliares de Fuad quanto do União já atuam por um “plano B” para a vice. No início do mês, o prefeito chegou a dizer, durante entrevista ao “UOL” e à “Folha de S. Paulo”, que gostaria de ter uma vice mulher.

Leia também:

Associação da Abin denuncia vazamentos na corregedoria e pede investigação

Minas abriu 14.356 vagas formais de emprego em agosto

Atingidos por barragem de Mariana não conseguiram entregar manifesto a Lula em posse da nova ministra dos Direitos Humanos

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse