Lideranças de PSDB e Solidariedade se movimentam nos bastidores em busca de emplacar o novo secretário de Esportes e Lazer de Belo Horizonte. O nome indicado pelos tucanos, levado à prefeitura pelo presidente estadual do partido, o deputado federal Paulo Abi-Ackel, é o de Reinaldinho Oliveira, primeiro suplente na chapa que concorreu à Câmara Municipal pela federação PSDB-Cidadania. Já o deputado estadual professor Wendel (Solidariedade) lidera articulação para que o cargo seja ocupado pelo ex-secretário estadual de Esportes, José Francisco Filho, o Pelé do Vôlei.
No fim de 2024, houve um aceno do prefeito Fuad Noman (PSD) para que a pasta fosse oferecida ao PSDB. Nos últimos dias, no entanto, o nome de Pelé do Vôlei ganhou força. O Solidariedade tem dois vereadores na Câmara: Rudson Paixão e Diego Sanches. Ambos votaram em Juliano Lopes (Podemos) para a presidência do Legislativo.
Por isso, oficializar um quadro ligado ao Solidariedade seria um gesto da prefeitura no sentido de trazer a bancada do partido para a base de sustentação do Executivo Municipal na Câmara.
Em março de 2023, Pelé do Volei pediu para ser exonerado do governo Zema após suspeita de fraude por burlar o número máximo de assessores em seu gabinete, durante o período em que era vereador.
Interlocutores da Prefeitura afirmam que a escolha do prefeito em exercício, Álvaro Damião (União Brasil), pode ser publicada no Diário Oficial do Município ainda nesta semana.
PSDB e Solidariedade, cabe lembrar, estiveram na coligação que apoiou a candidatura à reeleição de Fuad no ano passado.
A pasta de Esportes, por sua vez, vem sendo liderada por Adriana Branco.