O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quinta-feira (28), que o senador Rodrigo Pacheco, do PSD, e a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), formariam uma “dupla imbatível” caso resolvam concorrer, lado a lado, ao governo de Minas Gerais no ano que vem. Lula confirmou ter sondado o senador sobre o interesse de concorrer ao Palácio Tiradentes no ano que vem.
“Acho que Pacheco é, hoje, a figura pública de Minas Gerais mais respeitada. Por isso, acho que ele está altamente qualificado para ser candidato ao que quiser. Por isso, se ele quiser ser candidato ao governo de Minas Gerais e a Marília quiser ser vice, seria uma dupla imbatível”, afirmou, durante entrevista ao “Balanço Geral”, da RecordTV Minas.
A declaração de Lula foi dada após pergunta do jornalista Lair Rennó, que questionou Lula se uma eventual dobradinha entre Pacheco e Marília geraria a “chapa dos sonhos” do presidente da República em Minas.
“Eu tenho sido muito amigo do Pacheco. Não conhecia o Pacheco e, durante o exercício da presidência dele no Senado, tive a oportunidade de ter boa relação com ele. Gosto e respeito Pacheco. Acho que o Brasil deve muito a ele, porque a defesa da democracia foi ele que fez naquele Senado. Não fosse ele, a gente poderia ter uma situação diferente no Brasil”, pontuou, ao elogiar o senador.
As dúvidas de Pacheco
Como O Fator vem acompanhando, Pacheco é o nome preferido de Lula para disputar a sucessão de Romeu Zema (Novo). O ex-presidente do Congresso Nacional, entretanto, ainda não decidiu se topa a empreitada. O parlamentar sinalizou a aliados que pretende tomar uma decisão até outubro.
Embora esteja no PSD, Pacheco já recebeu sondagens de outros partidos. Na lista estão, por exemplo, União Brasil, MDB e PSB.
O PSD, aliás, enfrenta uma espécie de divisão interna. De um lado, está o grupo de Pacheco; do outro, a ala da legenda que defende a filiação do vice-governador Mateus Simões (Novo), pré-candidato ao governo. O ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, é outro expoente da legenda e quer a sigla caminhando ao lado de Lula.
Lula em Minas
Lula estará em solo mineiro nesta sexta-feira (29). Pacheco, inclusive, participará das atividades em Contagem (Região Metropolitana) e Montes Claros (Norte).
Ao lado de Marília Campos, o petista participará da inauguração da Avenida Maracanã e fará anúncios na área de mobilidade urbana. Em Montes Claros, ele participará da inauguração do Laboratório de Combustível Sustentável de Aviação (SAF) da Acelen Renováveis, no Acelen Agripark. O empreendimento terá investimento total de R$ 314 milhões, dos quais R$ 258 milhões são financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
