A equação buscada pelo Novo para manter a vaga de vice de Simões

Lista com pré-candidatos ao posto vem ficando mais restrita, na medida em que se aproxima o período eleitoral
zema e simões
Pré-candidato a presidente, Zema (Novo) busca preservar representação do partido na chapa de seu aliado. Foto: Agência Minas

O partido do governador Romeu Zema encerra o ano com um desenho político formatado para emplacar o candidato a vice na chapa que será liderada por Mateus Simões (PSD) ao governo do estado. Dirigentes do Novo ouvidos pela reportagem projetam um quadro que inclui o deputado federal Domingos Sávio (PL) como candidato ao Senado e o prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo (Novo), irmão do senador Cleitinho (Republicanos), como candidato a deputado federal pela legenda do governador.

Neste cenário, a eleição de Simões contaria com o apoio do PL e manteria espaço para que o Novo indique o postulante a vice-governador. Despontam como favoritos para a vaga o ex-deputado federal Tiago Mitraud e a vereadora belo-horizontina Fernanda Altoé.

A vereadora confirma as tratativas de seu partido pelo posto.

“Tem sido bastante enfatizado, inclusive pelo governador Zema e pelo vice-governador Simões, que a vaga de vice será do Novo. Fico feliz que meu nome esteja sendo lembrado. Vejo como reconhecimento da minha trajetória no partido e do bom trabalho desenvolvido”, disse Fernanda.

Conforme mostrou O Fator, cresceram nos últimos meses as articulações internas no PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, para indicar não apenas um candidato ao Senado, mas também o vice de Simões. Uma outra corrente do partido, no entanto, rechaça o apoio ao candidato de Zema e trabalha por uma candidatura própria ou por uma composição com Cleitinho.  

Lideranças do Novo entendem como “natural” a pressão dos correligionários de Bolsonaro, mas seguem confiando na força do governador e na boa relação com o vice-governador para manter a indicação.

As negociações passam por Brasília (DF), já que Cleitinho não anunciou se concorrerá ao Palácio Tiradentes e o pré-candidato à presidência da República pelo PL, senador Flávio Bolsonaro (RJ), ainda terá que costurar as alianças eleitorais do partido nos principais colégios eleitorais do país.

Procurado pela reportagem, Tiago Mitraud não se manifestou. O espaço está aberto.

Leia também:

Tributo ao esporte

Conversas de Nikolas com Jair e Flávio Bolsonaro devem ditar rumos do PL em Minas

A fé que educa, cuida e civiliza

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse