A equação que manteve Gleide Andrade com a chave do caixa do PT

Nova direção do partido tem quatro representantes de Minas Gerais, entre eles o ex-presidente estadual
Mineira foi a tesoureira nacional do partido durante a gestão da ministra Gleisi Hoffmann. Foto: Divulgação PT Nacional - Flickr

A composição da nova executiva nacional do PT, anunciada no sábado (23), oficializou a manutenção da mineira Gleide Andrade como secretária nacional de Finanças e Planejamento, setor responsável por controlar o caixa do partido.

Segundo apurou O Fator, a articulação para a permanência de Gleide no posto foi liderada pela ministra-chefe da secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffmann (PR), pelos deputados José Guimarães (CE) e Jilmar Tatto (SP) e pelo prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá.

Gleide Andrade integra a “Construindo um Novo Brasil” (CNB), maior corrente interna do PT. O presidente nacional do partido, Edinho Silva, articulou para emplacar um indicado para a tesouraria da sigla, mas foi convencido a acatar o nome de Gleide, que ocupou o cargo durante a gestão de Gleisi.

Além da secretária de Finanças, o PT mineiro está representado na direção nacional pelo ex-presidente do partido em Minas, deputado estadual Cristiano Silveira, pelo secretário de Assuntos Institucionais, Romênio Pereira, e pela professora Camila Moreno, integrante da “Resistência Socialista”.

Olho em Minas

Com a Executiva nacional do PT escalada, os olhos agora se voltam a Minas Gerais. A posse da nova presidente estadual da sigla, Leninha, acontecerá no início do mês que vem. O partido agendou, para os dias 12 e 13, um congresso regional a fim de definir os nomes que acompanharão a deputada estadual na direção da agremiação.

A expectativa é que a Executiva do PT mineiro acomode inclusive nomes de outras alas da legenda, como o grupo do deputado federal Reginaldo Lopes, que tentou, sem sucesso, lançar a também deputada federal Dandara Tonantzin como candidata a presidente estadual do partido.

Leia também:

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Em defesa do interesse dos mineiros de todas as cidades

Por que deputados do PT não mergulharam nas conversas sobre candidatura ao governo de MG

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse