A ideia estudada por Alckmin para conter os efeitos do tarifaço de Trump

Hipótese foi levada pelo vice-presidente a prefeitos nessa quarta-feira (6), durante reunião em Brasília (DF)
Durante a reunião com Alckmin, a FNP entregou uma lista de reivindicações ao governo federal. Foto: Keitch Richard | PMC

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) indicou a prefeitos, nessa quarta-feira (6), que o governo federal estuda ampliar, para médias e grandes empresas, os efeitos da política pública que permite a devolução parcial de tributos pagos por companhias exportadoras ao longo da cadeia produtiva. A extensão do chamado Programa Reintegra é pensada pelo Palácio do Planalto como forma de conter os impactos do tarifaço decretado pelos Estados Unidos da América (EUA).

A sinalização de Alckmin, que também comanda o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, aconteceu durante reunião em Brasília (DF), com uma comitiva escalada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Entre os participantes, estiveram as prefeitas de Contagem, Marília Campos, e Juiz de Fora, Margarida Salomão — ambas do PT.

Outra medida em estudo pela equipe de Alckmin é a adoção de uma política antidumping voltada à indústria siderúrgica, diante do risco de perda de competitividade em mercados externos com a entrada em vigor das novas tarifas.

O pacote anunciado pelo presidente norte-americano Donald Trump previa sobretaxa de cerca de 4 mil produtos, mas entrou em vigor com cerca de 700 itens a menos — ainda assim, mantendo alíquotas de até 50% para diversos segmentos da indústria brasileira.

Segundo a Câmara Americana de Comércio (Amcham-Brasil), mais de 10 mil empresas brasileiras devem ser afetadas diretamente, com impacto potencial sobre 3 milhões de empregos.

Reação dos prefeitos

Durante a reunião com Alckmin, a FNP entregou uma lista de reivindicações ao governo federal. Os gestores pedem, entre outras medidas:

• Compensação financeira por perdas na arrecadação municipal;
• Incentivos à diversificação da matriz produtiva;
• Ampliação dos prazos de crédito rural por parte dos bancos públicos;
• Criação de um plano de proteção ao emprego nos moldes do adotado durante a pandemia de Covid-19.

Leia também:

Prefeito de Sabará prepara saída do Republicanos após desgaste interno

STF marca, pela terceira vez, julgamento sobre reabertura de inquérito contra deputado mineiro

CNN encerra 2025 como maior canal de notícias do país

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse