Alas da Executiva nacional do PSDB têm pressionado os tucanos mineiros para irem ao “tudo ou nada” na eleição de Belo Horizonte e lançar a candidatura do ex-deputado estadual João Leite.
Até aqui, o PSDB vem conversando com interlocutores de outros partidos, principalmente auxiliares de Fuad Noman (PSD) e Gabriel Azevedo (MDB), mas não houve, até aqui, martelo batido. Na avaliação dos tucanos próximos ao diretório nacional, só valeria a pena participar de outra candidatura caso o apoio resultasse em uma via de mão dupla em outros Estados ou no Congresso.
A ideia do PSDB em Minas é definir os rumos até o dia 15 de julho, quando começam as convenções partidárias. Uma última pesquisa qualitativa e quantitativa, contratada pelo partido, está nas ruas para auxiliar na tomada da decisão.
O PSDB compõe uma federação partidária com o Cidadania. Por isso, conforme manda a Justiça Eleitoral, os partidos deverão seguir juntos na eleição deste ano. Apesar da existência da coalizão, a decisão sobre os rumos do grupo na disputa pelo Executivo deve ficar mais a cargo dos tucanos, uma vez que o Cidadania, por acordo interno, ganhou a prioridade de eleger candidatos à Câmara Municipal.