A indefinição tucana sobre a candidatura de João Leite em BH

Grupos do PSDB defendem candidatura, mas partido mantém outras conversas
João Leite discursa durante evento na Assembleia Legislativa.
João Leite pode disputar a Prefeitura de BH pelo PSDB. Foto: Willian Dias/ALMG

Alas da Executiva nacional do PSDB têm pressionado os tucanos mineiros para irem ao “tudo ou nada” na eleição de Belo Horizonte e lançar a candidatura do ex-deputado estadual João Leite.

Até aqui, o PSDB vem conversando com interlocutores de outros partidos, principalmente auxiliares de Fuad Noman (PSD) e Gabriel Azevedo (MDB), mas não houve, até aqui, martelo batido. Na avaliação dos tucanos próximos ao diretório nacional, só valeria a pena participar de outra candidatura caso o apoio resultasse em uma via de mão dupla em outros Estados ou no Congresso.

A ideia do PSDB em Minas é definir os rumos até o dia 15 de julho, quando começam as convenções partidárias. Uma última pesquisa qualitativa e quantitativa, contratada pelo partido, está nas ruas para auxiliar na tomada da decisão.

O PSDB compõe uma federação partidária com o Cidadania. Por isso, conforme manda a Justiça Eleitoral, os partidos deverão seguir juntos na eleição deste ano. Apesar da existência da coalizão, a decisão sobre os rumos do grupo na disputa pelo Executivo deve ficar mais a cargo dos tucanos, uma vez que o Cidadania, por acordo interno, ganhou a prioridade de eleger candidatos à Câmara Municipal.

Leia também:

Psol aciona Justiça por suspensão da lei que criou ‘censo do aborto’ em BH

MP denuncia famílias que adotaram homeschooling em cidade mineira

Justiça vê irregularidade em nomeação no interior de Minas e cita deputado em sentença

Acompanhe O Fator no Instagram

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse