A insustentável leveza de Valdemar

Citado 33 vezes no relatório final da PF, Valdemar sumiu na denúncia de Paulo Gonet, mas petição e Voto Legal permaneceram
ENTREVISTA FOLHA DE S.PAULO - O Presidente Nacional do PL, Valdemar Costa Neto, durante entrevista para o jornal Folha de S.Paulo. Foto.: Beto Barata/ PL
Valdemar: indiciado sim, denunciado não. Foto.: Beto Barata/ PL

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, não aparece na denúncia oferecida na noite desta terça (18) por Paulo Gonet sobre a tentativa de golpe de Estado.

Não aparece mesmo: a palavra “Valdemar” está ausente das 272 páginas.

Valdemar estava na lista de indiciados pela Polícia Federal, em novembro.

O nome dele aparece 33 vezes no relatório.

Para a PF, Valdemar “atuou de forma dolosa” na fracassada petição ao TSE para cancelar dezenas de milhões de votos das urnas mais velhas, em linha com a conspiração ventilada pelo Instituto Voto Legal (IVL) e pelo blogueiro argentino Fernando Cerimedo (este também indiciado pela PF e poupado na denúncia de Gonet).

No relatório da PF, Valdemar “não apenas [tinha] ciência da elaboração do relatório com dados falsos sobre as urnas eletrônicas, mas também foi um dos responsáveis, justamente com JAIR BOLSONARO, por tomar a decisão de divulgar o conteúdo falso”.

A denúncia de Gonet relembra “laudo de auditoria feito pelo Instituto Voto Legal (IVL), contratado pelo Partido Liberal”. Diz ainda que “[c]om base nos dados falsos, os denunciados contestaram o resultado das eleições presidenciais”.

O sujeito que comandava o Partido Liberal permanece oculto e não sabido.

A assessoria de imprensa da PGR disse a O Fator que “a PGR entendeu não haver elementos suficientes para embasar uma denúncia. Caso surjam fatos novos, a ação poderá ser proposta”.

A assessoria de Valdemar não quis comentar.

Em artigo na piauí, o professor Rafael Mafei escreveu: “como a maior esperança dos bolsonaristas neste momento é a anistia que tentam obter no Congresso Nacional, não se pode descartar que o procurador-geral tenha escolhido poupar, por estratégia, o presidente do partido que tem a maior bancada na Câmara e a segunda maior no Senado”.

Leia também:

A conversa entre Valdemar e Domingos Sávio sobre os rumos do PL em Minas

PGR: grupo golpista cogitou interferir em cidades de MG no 2º turno

Leia também:

Prefeito de Sabará prepara saída do Republicanos após desgaste interno

STF marca, pela terceira vez, julgamento sobre reabertura de inquérito contra deputado mineiro

CNN encerra 2025 como maior canal de notícias do país

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse