A meta eleitoral que o União Brasil quer cumprir com a ajuda de Damião

Em 2022, partido elegeu três deputados federais em Minas. Prefeito de BH ficou como primeiro suplente
damião
Prefeito não tem um herdeiro político natural para os 59.724 votos que obteve para deputado federal em 2022. Foto Rodrigo Clemente/PBH

A direção nacional do União Brasil, partido do prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, conferiu ao mandatário a tarefa de ajudar na construção de sua chapa de candidatos a deputado federal em 2026. Dirigentes da sigla esperam ao menos repetir em Minas o desempenho de 2022, quando foram eleitos três deputados federais: Rafael Simões, Rodrigo de Castro e Delegado Marcelo Freitas. Damião ficou como primeiro suplente na chapa, após obter 59.724 votos.

Segundo apurou O Fator, integrantes do núcleo político da Prefeitura de BH já se movimentam para atrair pré-candidatos de outros partidos para o União Brasil. Nomes como o ex-deputado estadual Célio Moreira e o ex-vereador Preto, que ocupam cargos de confiança na administração municipal, estão entre os “convocados” para ajudar na composição dos nomes que disputarão uma cadeira na Câmara dos Deputados.

Para se candidatar em 2026, é preciso definir a filiação até o começo de abril. A meta da legenda no estado é alcançar 700 mil votos na chapa. Em 2022, os candidatos do União Brasil a deputado federal acumularam 669.076 votos.

As articulações do grupo do prefeito da capital para fortalecer o União Brasil ocorrem em meio à consolidação da federação com o Progressistas (PP). Um dos nomes fortes do PP em Minas é o secretário de Governo de Romeu Zema (Novo), Marcelo Aro. O secretário se aproximou politicamente de Damião em 2025 e liderou o ingresso dos vereadores da “Família Aro” na base de apoio ao prefeito na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH).

Quem será

Não há definição ainda sobre quem herdará os votos de Damião para deputado federal. Em Belo Horizonte, o partido elegeu apenas uma vereadora em 2024. Janaina Cardoso não se movimenta para disputar o pleito do próximo ano.

O nome do secretário municipal de Governo, Guilherme Daltro, chegou a ser ventilado nos corredores do edifício-sede da Prefeitura. As tratativas, entretanto, não avançaram.

Leia também:

Rebaixada, escola que homenageou Lula recebeu apenas duas notas 10 em 36 possíveis

O processo que pode obrigar a Copasa a devolver dinheiro em dobro a consumidores de cidade de Minas

Prefeita do PT deve ser ausência em evento de Nikolas e Simões em Juiz de Fora

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse