A mudança no primeiro escalão da Secretaria de Agricultura de Zema

Integrante do grupo de subsecretários da pasta pediu exoneração na última quinta-feira (6)
O ex-subsecretário Ricardo Demicheli
Ricardo Demicheli deixou o governo Zema na semana passada. Foto: Guilherme Bergamini/ALMG

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) sofreu uma mudança em seu primeiro escalão. Ricardo Demicheli deixou a subsecretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável e será substituído por Julian Silva Carvalho, que ocupava o posto de superintendente de Desenvolvimento Agropecuário. O pedido de exoneração de Demicheli foi feito na quinta-feira (6).

O novo subsecretário é engenheiro agrônomo e funcionário de carreira da pasta. Com a ida de Julian para o setor de Agricultura Familiar, a Superintendência de Desenvolvimento Agropecuário passará a ser chefiada por Roberth Rodrigues e Silva, que ocupava um cargo comissionado na Seapa. 

Nos bastidores, segundo soube O Fator, Demicheli é cotado para assumir a Secretaria de Agricultura de Montes Claros, no Norte do estado. Em março, ele chegou a deixar temporariamente o cargo no governo mineiro com vistas a uma possível disputa à Prefeitura de Montes Claros como candidato a vice. A hipótese, entretanto, não se concretizou.

A subsecretaria de Agricultura Familiar é considerada parte estratégica da Seapa. O setor é responsável por dar apoio aos pequenos produtores rurais do estado. No último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), feito em 2022, os agricultores familiares correspondiam a 75% do total de cidadãos que viviam do campo em terras mineiras.

Leia também:

Sindicato rejeita proposta de R$ 500 mil da Vale para indenizar vítimas do rompimento em Brumadinho

Governo concede licença ambiental à construção de terminal ferroviário para mineração em Itabirito

A opinião do candidato de Lula à presidência do PT sobre eventual apoio a Pacheco em Minas

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse