A mudança no primeiro escalão da Secretaria de Agricultura de Zema

Integrante do grupo de subsecretários da pasta pediu exoneração na última quinta-feira (6)
O ex-subsecretário Ricardo Demicheli
Ricardo Demicheli deixou o governo Zema na semana passada. Foto: Guilherme Bergamini/ALMG

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) sofreu uma mudança em seu primeiro escalão. Ricardo Demicheli deixou a subsecretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável e será substituído por Julian Silva Carvalho, que ocupava o posto de superintendente de Desenvolvimento Agropecuário. O pedido de exoneração de Demicheli foi feito na quinta-feira (6).

O novo subsecretário é engenheiro agrônomo e funcionário de carreira da pasta. Com a ida de Julian para o setor de Agricultura Familiar, a Superintendência de Desenvolvimento Agropecuário passará a ser chefiada por Roberth Rodrigues e Silva, que ocupava um cargo comissionado na Seapa. 

Nos bastidores, segundo soube O Fator, Demicheli é cotado para assumir a Secretaria de Agricultura de Montes Claros, no Norte do estado. Em março, ele chegou a deixar temporariamente o cargo no governo mineiro com vistas a uma possível disputa à Prefeitura de Montes Claros como candidato a vice. A hipótese, entretanto, não se concretizou.

A subsecretaria de Agricultura Familiar é considerada parte estratégica da Seapa. O setor é responsável por dar apoio aos pequenos produtores rurais do estado. No último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), feito em 2022, os agricultores familiares correspondiam a 75% do total de cidadãos que viviam do campo em terras mineiras.

Leia também:

Câmara de BH adota ‘stand-by’ por situação de Fuad antes de subir o tom com prefeitura

MP e Defensoria terão 15 dias para responder governo Zema sobre uso obrigatório de câmeras corporais pela PM

STF avança em julgamento que pode restringir destinação de recursos pelo MPMG

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse