A nova mudança no comando da concessionária que cuida do metrô de BH

Empresa anunciou nesta quinta-feira (20) novo executivo para liderar as operações
Foto mostra trem do metrô de BH
Iniciativa privada gere o metrô de BH desde 2023. Foto: Metrô BH/Divulgação

A Metrô BH, concessionária que desde março de 2023 administra o trem urbano de Belo Horizonte, vai mudar de comando. Nesta quinta-feira (20), a empresa anunciou o executivo Cláudio Andrade como novo presidente.

Andrade substituirá Ronaldo Vancellote, que assumiu como CEO da companhia em maio do ano passado. Segundo O Fator apurou, a decisão de mexer no comando foi da concessionária.

Esta será a segunda passagem de Cláudio Andrade pela cúpula da Metrô BH. No ano retrasado, ele dirigiu as áreas de Implantação (Civil e de Sistemas), Operação e Manutenção.

A concessionária responsável pelo metrô belo-horizontino pertence ao Grupo Comporte, que adquiriu a gestão das linhas do trem urbano no final de 2022. 

Antes do retorno à capital mineira, Andrade era diretor de Implantação, Integração e Interface da TIC Trens, empresa que cuida do processo de concretização do metrô que ligará São Paulo a Campinas. A TIC Trens também compõe o portfólio do Grupo Comporte.

A concessão do metrô de BH tem 30 anos de validade. Andrade é o terceiro comandante da empresa responsável por gerir a malha ferroviária. Antes dele e de Vancellote, o posto foi de Guilherme Martins.

Atualmente, o metrô de BH tem itinerário que liga o Eldorado, em Contagem, à Estação Vilarinho, em Venda Nova. A ideia é tirar do papel uma segunda linha, com sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro.

Leia também:

Prefeito de Sabará prepara saída do Republicanos após desgaste interno

STF marca, pela terceira vez, julgamento sobre reabertura de inquérito contra deputado mineiro

CNN encerra 2025 como maior canal de notícias do país

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse