A nova mudança no comando da concessionária que cuida do metrô de BH

Empresa anunciou nesta quinta-feira (20) novo executivo para liderar as operações
Foto mostra trem do metrô de BH
Iniciativa privada gere o metrô de BH desde 2023. Foto: Metrô BH/Divulgação

A Metrô BH, concessionária que desde março de 2023 administra o trem urbano de Belo Horizonte, vai mudar de comando. Nesta quinta-feira (20), a empresa anunciou o executivo Cláudio Andrade como novo presidente.

Andrade substituirá Ronaldo Vancellote, que assumiu como CEO da companhia em maio do ano passado. Segundo O Fator apurou, a decisão de mexer no comando foi da concessionária.

Esta será a segunda passagem de Cláudio Andrade pela cúpula da Metrô BH. No ano retrasado, ele dirigiu as áreas de Implantação (Civil e de Sistemas), Operação e Manutenção.

A concessionária responsável pelo metrô belo-horizontino pertence ao Grupo Comporte, que adquiriu a gestão das linhas do trem urbano no final de 2022. 

Antes do retorno à capital mineira, Andrade era diretor de Implantação, Integração e Interface da TIC Trens, empresa que cuida do processo de concretização do metrô que ligará São Paulo a Campinas. A TIC Trens também compõe o portfólio do Grupo Comporte.

A concessão do metrô de BH tem 30 anos de validade. Andrade é o terceiro comandante da empresa responsável por gerir a malha ferroviária. Antes dele e de Vancellote, o posto foi de Guilherme Martins.

Atualmente, o metrô de BH tem itinerário que liga o Eldorado, em Contagem, à Estação Vilarinho, em Venda Nova. A ideia é tirar do papel uma segunda linha, com sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro.

Leia também:

Os novos cargos da ‘número 2’ do Desenvolvimento Econômico de Zema

Os motivos por trás da visita de Nikolas Ferreira à Câmara de BH

Julgamento em Londres sobre desastre de Mariana é encerrado; decisão só deve sair nos próximos meses

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse