Entre as dezenas de políticos, juristas e empresários que passaram pelo aniversário do deputado federal e presidente nacional do Avante, Luis Tibé, no último sábado (26), uma pergunta foi a mais repetida ao longo da festa: se Jarbas Soares Jr., ex-procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, será candidato a algum cargo nas eleições de 2026.
Jarbas esteve presente na festa ao lado de familiares. Pelo que O Fator apurou, o ex-chefe do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) foi sondado diversas vezes sobre a possibilidade de se candidatar ao Senado ou ao governo de Minas, e se isso envolveria uma saída da estrutura do MPMG.
A todos que perguntaram, Jarbas não confirmou nem negou. Há, no entanto, uma expectativa que o procurador anuncie sua aposentadoria do Ministério Público na próxima segunda-feira (4), durante um jantar em comemoração de seus 35 anos de atuação no MPMG.
Como já mostrou O Fator, em maio, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, convidou Jarbas para se filiar ao partido. Desde então, os rumores sobre uma participação do procurador no pleito mineiro se intensificaram.
A propósito, a festa de Tibé, como já é tradicional, foi recheada de políticos de todas as esferas e partidos. Passaram por lá, por exemplo, o secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro (PP), os deputados federais Odair Cunha (PT), Euclydes Pettersen (Republicanos) e o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Luís Eduardo Falcão (sem partido).
O evento aconteceu em uma fazenda de Tibé, em Piedade dos Gerais.