A primeira tarefa de Sargento Rodrigues após desistir de candidatura ao TCE

Saída de deputado do PL do páreo abriu caminho para a indicação unânime de Alencar da Silveira Júnior à Corte de Contas
O deputado estadual Sargento Rodrigues, do PL.
O deputado estadual Sargento Rodrigues, do PL. Foto: Alexandre Netto/ALMG

O deputado estadual Sargento Rodrigues (PL) foi eleito, nesta quinta-feira (10), presidente de uma comissão especial formada pela Assembleia Legislativa (ALMG) para analisar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) ligada ao Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados (Propag). O comitê se debruçará sobre a PEC do direito de lavra, texto com intrínseca relação às negociações pela federalização da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).

A escolha de Rodrigues para o posto aconteceu cerca de 24 horas após ele oficializar a retirada de sua candidatura a uma das vagas abertas no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), concretizando o consenso da Casa em torno de Alencar da Silveira Júnior (PDT).

Na liderança da comissão sobre a PEC do direito de lavra, Rodrigues terá a companhia de Noraldino Júnior (PSB), escolhido vice-presidente e relator. 

Direito de lavra

A sugestão de mudança na Constituição está ligada ao Propag porque, atualmente, o arcabouço legal de Minas estabelece que, em caso de extinção ou transferência do controle acionário da Codemig, a prerrogativa de minerar precisa ser entregue a outra estatal estadual

A empresa, cabe lembrar, atua na exploração de jazidas de nióbio em Araxá, no Alto Paranaíba. A operação acontece em parceria com a privada CBMM.

O entendimento de interlocutores da Assembleia é que a aprovação da PEC abre caminho para a transferência do direito de lavra do nióbio à União. O repasse de tal prerrogativa serviria para ampliar o valor a ser abatido na dívida por meio da federalização da Codemig.

O projeto que autoriza a transferência da Codemig ao governo federal já foi aprovado pelos deputados estaduais. Segundo o governo Zema, a federalização não está atrelada a uma possível transferência do direito de lavra

Leia também:

Prefeito de Sabará prepara saída do Republicanos após desgaste interno

STF marca, pela terceira vez, julgamento sobre reabertura de inquérito contra deputado mineiro

CNN encerra 2025 como maior canal de notícias do país

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse