A razão por trás da ‘pressão’ do PL para que Nikolas Ferreira troque Minas Gerais por São Paulo

Apesar da articulação, deputado negou qualquer negociação para mudar seu domicílio eleitoral
Nikolas Ferreira
Movimentação ocorre em meio à necessidade de o PL encontrar alternativas para compensar possíveis baixas em São Paulo. Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, articula uma candidatura a deputado federal por São Paulo em 2026 e, por isso, pensando em aumentar as chances de vitória pelo quociente eleitoral, pressiona o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) a transferir o domicílio eleitoral de Minas Gerais para o estado vizinho. A legenda aposta que uma expressiva votação de Nikolas, a exemplo do que aconteceu em 2022, poderia impulsionar o partido a conquistar mais vagas na Câmara dos Deputados.

Na última eleição nacional, Nikolas se elegeu deputado com 1,47 milhão de votos, recorde entre todos os concorrentes à Câmara naquele ano. À época, Nikolas, então vereador em Belo Horizonte, contribuiu também para a vitória de outros seis postulantes do partido por Minas.

No plano de Valdemar, caso Nikolas dispute por São Paulo e repita a alta votação, o partido aumentaria significativamente as chances de garantir mais cadeiras no Congresso pelo quociente eleitoral, mecanismo que distribui vagas de acordo com o número de votos recebidos pelas legendas.

A movimentação ocorre em meio à necessidade de o PL encontrar alternativas para compensar possíveis baixas em São Paulo. O partido deve perder alguns de seus principais puxadores de votos no estado: Eduardo Bolsonaro planeja concorrer ao Senado, enquanto Carla Zambelli pode ficar inelegível por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Ricardo Salles, ex-ministro do Meio Ambiente e outro puxador de votos, migrou para o Novo.

Apesar da articulação, Nikolas Ferreira negou, na sexta-feira (16), qualquer negociação para mudar seu domicílio eleitoral.

“Agradeço o carinho do povo paulista comigo, mas venho reafirmar com clareza: meu coração, minha missão e meu compromisso permanecem firmes com Minas Gerais. Foi o povo mineiro que me confiou essa honrosa missão de representá-los em Brasília, e é por eles que continuo lutando diariamente”, afirmou o parlamentar.

O diretório mineiro do PL também considera estratégica a permanência de Nikolas no estado. O presidente do PL em Minas, deputado Domingos Sávio, assegurou que o assunto nunca foi pauta no partido.

“Entendemos que há uma grande chance de que ele aumente sua votação de forma merecida. O PL sabe da importância do Nikolas para projetos futuros nos cenários estadual e nacional”, disse.

Valdemar Costa Neto reconheceu a resistência interna à proposta, principalmente entre dirigentes e militância mineira, mas destacou os benefícios eleitorais que a migração traria ao partido. “Adoraria que ele topasse essa mudança, mas sei que o pessoal de Minas vai ficar bravo comigo”, falou o dirigente à “Folha de S. Paulo”.

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse