A resposta de Nikolas sobre as chances de disputar a eleição de 2026 por São Paulo

Reportagem da ‘Folha de S.Paulo’ relatou discussões no PL para que o deputado federal seja candidato por outro estado
Nikolas foi o deputado mais votado do Brasil em 2022. Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) negou, nesta sexta-feira (16), que esteja debatendo com o PL a possibilidade de transferir o domicílio eleitoral de Minas Gerais para São Paulo com vistas às eleições de 2026. A afirmação foi feita após a “Folha de S. Paulo” publicar matéria dando conta de que o tema é debatido internamente por integrantes do partido.

“Sobre esse assunto, afirmo que nunca houve essa conversa com o partido. Agradeço o carinho do povo paulista comigo, mas venho reafirmar com clareza: meu coração, minha missão e meu compromisso permanecem firmes com Minas Gerais. Foi o povo mineiro que me confiou essa honrosa missão de representá-los em Brasília, e é por eles que continuo lutando diariamente. Amo esta terra, sua história, sua gente, e não há projeto pessoal ou político que me faça abandonar esse chamado”, disse o parlamentar.

A permanência do deputado em Minas é vista como estratégica pelo diretório mineiro do PL. Em 2022, Nikolas, então vereador em Belo Horizonte, foi eleito deputado federal com 1,47 milhão de votos – maior votação do país naquele pleito. Seu desempenho impulsionou ainda a eleição de outros seis colegas de partido para a Câmara dos Deputados, ampliando a representação do PL mineiro em Brasília.

Segundo a matéria da “Folha de S.Paulo”, no entanto, internamente a cúpula nacional da sigla, comandada por Valdemar Costa Neto, avalia que o deputado poderia ampliar sua votação caso optasse por disputar o pleito em São Paulo, maior colégio eleitoral do país.

“Adoraria que ele topasse essa mudança, mas sei que o pessoal de Minas vai ficar bravo comigo”, disse Valdemar.

O argumento é que, sem Nikolas, o partido precisará buscar alternativas para suprir a ausência de seus principais puxadores de votos em São Paulo: Eduardo Bolsonaro (pré-candidato ao Senado), Carla Zambelli (que pode ficar inelegível pelo STF) e Ricardo Salles (que migrou para o partido Novo).

O presidente do PL mineiro, deputado federal Domingos Sávio, também garantiu que Nikolas ficará em Minas. “Sei que o presidente Valdemar falou em tom de brincadeira por conta do número de eleitores em São Paulo. O Nikolas é um deputado que vem apresentando um trabalho significativo na Câmara, vem sendo elogiado pelo estado e entendemos que há uma grande chance de que ele aumente sua votação de forma merecida. Uma mudança de colégio eleitoral nunca foi pauta no partido e o PL sabe da importância do Nikolas para projetos futuros nos cenários estadual e nacional”, disse.

Leia também:

Eleição começa a mexer na composição das secretarias do governo Zema

Estatal mineira firma contrato de R$ 332 mil para patrocinar congresso de cirurgia bariátrica em Belo Horizonte

Justiça mantém prisão de integrantes de núcleo familiar investigado na Operação Rejeito

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse