A ‘romaria’ de dirigentes do União Brasil à sede da Prefeitura de BH

Partido espera que correligionários do prefeito contribuam na construção de suas chapas legislativas em 2026
Fachada da Sede da PBH
Fachada do edifício-sede da PBH, na Avenida Afonso Pena, 1212. Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Lideranças do União Brasil, partido do prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, fizeram uma reunião no edifício-sede do Executivo municipal nesta segunda-feira (19). O encontro serviu para que os dirigentes debatessem as chapas legislativa do partido em Minas Gerais. Pelo que apurou a reportagem, o deputado federal Delegado Marcelo Freitas, presidente estadual da sigla, e o ex-deputado Bilac Pinto foram recebidos por integrantes do núcleo político da administração municipal.

Conforme mostrou O Fator, a direção nacional do União Brasil conta com a atuação de Damião para atrair pré-candidatos a deputado federal e estadual para o partido.

Na disputa por cadeiras na Câmara, a meta é alcançar 700 mil votos na chapa. Em 2022, os candidatos do União Brasil a deputado federal acumularam 669.076 votos. Além de Marcelo, foram eleitos Rafael Simões e Rodrigo de Castro. Damião ficou como primeiro suplente, após obter 59.724 votos.

Uma posição já consolidada é a de que o prefeito tem compromisso com o secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro (PP), para apoiá-lo por uma das duas cadeiras que estarão em disputa para o Senado Federal. A aproximação entre o prefeito de BH e os vereadores que integram a Família Aro, grupo político liderado pelo secretário, foi decisiva para que Damião tenha encerrado 2025 com maioria no Legislativo municipal.

O encontro desta segunda não teve a participação do prefeito. De férias, Damião está na Europa e reassumirá a Prefeitura em 31 de janeiro. O presidente da Câmara Municipal, Juliano Lopes (Podemos), ocupa interinamente o posto.

Recursos para BH

O secretário municipal de Governo, Guilherme Daltro, afirmou que a reunião serviu também para alinhar recursos de deputados do partido que serão destinados à capital mineira por meio de emendas parlamentares.

“Tratamos de temas relacionados às emendas parlamentares que podem ser direcionadas para BH, principalmente para o Fundo Municipal de Saúde. O deputado se comprometeu a dialogar com a comissão de saúde da Câmara para viabilizar repasses à capital. Conversamos superficialmente sobre o processo de sucessão estadual analisando as conjecturas das candidaturas que se apresentam no momento. Foi uma boa conversa e que demonstra a unidade partidária do UB”, pontuou o secretário.

Leia também:

A ‘romaria’ de dirigentes do União Brasil à sede da Prefeitura de BH

Regras para promover diplomatas mantém poder discricionário do ministro

Itaú BBA estima prazo para privatização da Copasa e eleva preço-alvo de ações

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse