Ainda sem fazer campanha com Tramonte, Zema aproveita ida ao RS para atos com candidatos do Novo

Governador cumpriu agendas de trabalho em solo gaúcho, mas participou de eventos ao lado de correligionários que disputam eleição
Zema caminha com Felipe Camozatto
Zema caminou ao lado de Felipe Camozatto por ruas de Porto Alegre. Foto: Instagram/Reprodução

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), aproveitou uma viagem ao Rio Grande do Sul (RS) nessa segunda-feira (30) para participar de eventos de campanha de candidatos a prefeito do Novo. Zema participou de agendas institucionais na capital gaúcha, Porto Alegre, e na cidade de Santa Maria. Nos dois municípios, esteve em atos organizados por Felipe Camozzato e Giuseppe Riesgo, que concorrem ao poder Executivo dos municípios.

Com Camozatto, em Porto Alegre, Zema participou de caminhadas pelo Centro da cidade e pelo Mercado Público. Mais cedo, ao lado de Riesgo, o governador andou por ruas de Santa Maria. Imagens das atividades foram divulgadas nas redes sociais dos dois candidatos a prefeito. A comitiva teve, ainda, a participação do deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS). 

Embora tenha se engajado na campanha dos correligionários gaúchos, Zema ainda não participou de eventos em prol do deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos), que concorre à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) com o apoio do Novo. Candidata a vice na chapa de Tramonte, a ex-secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, é colega de partido de Zema.

Tramonte tem atribuído a ausência de Zema em eventos públicos à dificuldade de encontrar espaços na agenda do governador. O chefe do Executivo, entretanto, poderá ser um trunfo nas propagandas de rádio e TV, uma vez que, como já mostrou O Fator, gravou vídeos pedindo votos ao deputado estadual.

Apesar de Zema ter participado de peças audiovisuais da campanha de Tramonte, os materiais ainda não foram exibidos. Há o entendimento de que isso poderia fazer com que eleitores à direita migrassem da candidatura de Republicanos rumo à chapa do PL, de Bruno Engler.

Sem Zema nas ruas, Tramonte tem apostado em atividades com Luísa Barreto e com o ex-prefeito Alexandre Kalil. Com acordo para se filiar ao Republicanos, Kalil, que disputou as eleições de 2020 e 2022 pelo PSD, é um dos principais cabos eleitorais do deputado estadual.

O governador mineiro esteve com o aliado Tramonte no início de agosto. À ocasião, participaram da convenção do Republicanos para oficializar a união com o Novo na disputa eleitoral em BH.

‘Agenda de trabalho’

Nas imagens com Camozatto e Riesgo, Zema aparece adereçado com um adesivo que informa o número de urna do Novo. Ao divulgar a viagem ao Rio Grande do Sul, o governo de Minas Gerais informou apenas os compromissos institucionais de Zema, tratando-os como “agenda de trabalho”.

Em Porto Alegre, Zema participou de um evento organizado pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul). Aos presentes, falou sobre oportunidades de investimentos em Minas.

O público empresarial também foi alvo de palestra dada pelo político do Novo em Santa Maria. Para uma plateia formada por representantes de associações comerciais, Zema foi um dos oradores de painel que teve como mote o tema “Impactos da Implementação da Inovação em Projetos e na Gestão Pública do Governo de Minas Gerais”.

Leia também:

Quem é o vereador proporcionalmente mais votado em MG

Juntos, candidatos ao Senado em 2022 têm menos de 2,5 mil votos para vereador em BH

Senadora do PT retira de pauta tabelamento de preço dos livros

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse