O deputado estadual Alencar da Silveira Júnior (PDT) será o candidato único à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), cuja indicação partirá da Assembleia Legislativa do Estado (ALMG) nos próximos dias. A confirmação ocorre após a desistência, nesta quarta-feira (9), do deputado Sargento Rodrigues (PL), único parlamentar que ainda demonstrava interesse em disputar a cadeira com o pedetista.
O prazo para inscrição de candidaturas se encerrou nesta noite. A postulação de Alencar da Silveira Júnior havia sido oficializada na quarta-feira da semana passada, 2 de julho, com requerimento subscrito por 73 dos 77 deputados estaduais.
Em mensagem destinada aos deputados, Sargento Rodrigues apontou que a decisão de não disputar se deu, “sobretudo, pela orientação do Presidente desta Casa no sentido de se buscar o consenso em torno da indicação de parlamentares com maior experiência e número de mandatos para o referido cargo”.
“Agradeço, de coração, a cada um dos 42 colegas — deputados e deputadas — que assinaram meu requerimento”, completou.
Alencar ganhou força na disputa após articulações que levaram à retirada de outras possíveis candidaturas e envolveram, entre outros fatores, pedidos do presidente da ALMG, Tadeu Martins Leite (MDB), que sinalizou apoiar o nome do pedetista desde o início das articulações. Alencar foi vereador de Belo Horizonte e está na Assembleia há oito mandatos consecutivos.
As vagas no TCE foram abertas devido às aposentadorias dos conselheiros Dr. Viana e Wanderley Ávila, em 2024, e de Mauri Torres, em abril deste ano. Três assentos no Tribunal de Contas estão reservados para indicações da Assembleia Legislativa. A votação para o nome de Alencar deve ser realizada ainda neste mês.
Os deputados Ione Pinheiro (União), Gustavo Valadares (PMN), Sargento Rodrigues (PL), Ione Pinheiro (União), Tito Torres (PSD), Thiago Cota (PDT), Ulysses Gomes (PT) e Arnaldo Silva (União Brasil) já sinalizaram interesse nas demais vagas abertas no TCE-MG. Não há, até o momento, definição sobre o cronograma de votação para as duas próximas indicações da Casa.