Alexandre Silveira dispara após apoio de Kalil e Zema a Tramonte: ‘Hipocrisia e oportunismo eleitoral’

Ministro falou com jornalistas neste sábado em Contagem
Ministro Alexandre Silveira durante cerimônia no Palácio do Planalto
Ministro nega interferência de Lula na sucessão do comando da Vale (FOTO: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil)

O ministro de Minas e Energia e presidente licenciado do PSD em Minas Gerais, Alexandre Silveira, não poupou críticas ao ex-prefeito Alexandre Kalil durante uma entrevista realizada neste sabado (3), em Contagem. As declarações ocorreram no mesmo dia em que Kalil e Zema, os dois rivais das eleições de 2022 em Minas, se encontraram no palanque do deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos), candidato à prefeitura de Belo Horizonte.

Silveira classificou a aliança entre Kalil e Zema como “hipocrisia” e “oportunismo eleitoral”, afirmando que a população de Belo Horizonte é lúcida e não aceitará tal união. O ministro foi particularmente duro em suas críticas a Kalil, que recentemente deixou o PSD para apoiar Tramonte.

“O PSD é um partido que fez tudo pelo prefeito Kalil. Se ele cultivasse na alma dele o sentimento mais nobre da gratidão, não teria virado as costas nesse momento ao prefeito e ao partido”, declarou Silveira.

O ministro também questionou a coerência da aliança, lembrando o histórico de desavenças entre Zema e Kalil durante as eleições de 2022. Ele sugeriu que Kalil buscou o apoio de Zema por medo de uma nova derrota na capital.

“Quero lembrar que ele (Kalil) tomou um couro do Zema em Belo Horizonte. Ele perdeu a eleição para o governador e é por isso que ele trabalhou muito para trazer o apoio do Zema. Ele ficou com medo de ser derrotado junto com o candidato dele, aí fizeram uma união muito oportunista”, afirmou Silveira.

A entrevista de Silveira ocorreu quase simultaneamente à convenção do Republicanos, onde Zema e Kalil foram vistos se cumprimentando cordialmente. O evento marcou a oficialização da candidatura de Mauro Tramonte, que lidera as pesquisas de intenção de voto na capital mineira segundo a pesquisa Instituto Ver/O Fator.

Leia também:

Ex-chefe de gabinete de Jarbas registra candidatura e vai para disputa no MPMG; veja os quatro postulantes à Procuradoria-Geral

A primeira pesquisa do Datafolha sobre o 2° turno da eleição em BH

Aposentadoria de Wanderley Ávila movimenta deputados por vaga no TCE de Minas

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse