O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), cuja direção em Belo Horizonte trocou de mãos entre os grupos do secretário de Estado da Casa Civil de Minas Gerais, Marcelo Aro (PP) e do presidente da Câmara Municipal, o vereador Gabriel Azevedo (MDB) ao longo deste ano, está, de novo, na órbita de Aro. Isso porque a direção nacional do partido nomeou Leonardo Silveira Gusmão como novo presidente municipal da sigla. Ele é assessor da vereadora Professora Marli (PP), mãe de Aro.
A entrega do comando do PRTB-BH a Gusmão já foi, inclusive, registrada na Justiça Eleitoral, como mostra certidão obtida por O Fator.
Em abril, durante a janela partidária, houve um vaivém na presidência do partido. Guilherme Barcelos, o Papagaio, assessor de Gabriel, era o líder da legenda em BH, mas a Justiça Eleitoral autorizou a substituição dele por Wellington Aguilar, aliado de Aro.
Depois, nas horas finais da janela, etapa importante para a montagem das chapas que vão disputar os assentos na Câmara Municipal, uma nova decisão autorizou o retorno de Papagaio ao comando da sigla.
Aro e Gabriel, que estiveram lado a lado em 2022, na eleição que levou o emedebista ao comando do Parlamento belo-horizontino, romperam no ano passado. Depois, eles romperam politicamente e passaram a liderar grupos distintos na conjuntura política belo-horizontina.
No que tange ao PRTB, o plano de Aro é utilizar o partido para lançar candidatos à vereança que são de seu grupo político.
A reportagem procurou Guilherme Barcelos para repercutir a mudança de comando no PRTB. Se houver resposta, este texto será atualizado.