Aliado de Aro assume partido que já foi comandado por assessor de Gabriel Azevedo em BH

PRTB teve nova mudança de comando, pouco menos de dois meses antes do início da campanha eleitoral
O secretário da Casa Civil de Minas Gerais, Marcelo Aro
Grupo de Marcelo Aro vai comandar o PRTB em BH. Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), cuja direção em Belo Horizonte trocou de mãos entre os grupos do secretário de Estado da Casa Civil de Minas Gerais, Marcelo Aro (PP) e do presidente da Câmara Municipal, o vereador Gabriel Azevedo (MDB) ao longo deste ano, está, de novo, na órbita de Aro. Isso porque a direção nacional do partido nomeou Leonardo Silveira Gusmão como novo presidente municipal da sigla. Ele é assessor da vereadora Professora Marli (PP), mãe de Aro.

A entrega do comando do PRTB-BH a Gusmão já foi, inclusive, registrada na Justiça Eleitoral, como mostra certidão obtida por O Fator.

Em abril, durante a janela partidária, houve um vaivém na presidência do partido. Guilherme Barcelos, o Papagaio, assessor de Gabriel, era o líder da legenda em BH, mas a Justiça Eleitoral autorizou a substituição dele por Wellington Aguilar, aliado de Aro.

Depois, nas horas finais da janela, etapa importante para a montagem das chapas que vão disputar os assentos na Câmara Municipal, uma nova decisão autorizou o retorno de Papagaio ao comando da sigla.

Aro e Gabriel, que estiveram lado a lado em 2022, na eleição que levou o emedebista ao comando do Parlamento belo-horizontino, romperam no ano passado. Depois, eles romperam politicamente e passaram a liderar grupos distintos na conjuntura política belo-horizontina.

No que tange ao PRTB, o plano de Aro é utilizar o partido para lançar candidatos à vereança que são de seu grupo político.

A reportagem procurou Guilherme Barcelos para repercutir a mudança de comando no PRTB. Se houver resposta, este texto será atualizado.

Leia também:

Psol aciona Justiça por suspensão da lei que criou ‘censo do aborto’ em BH

MP denuncia famílias que adotaram homeschooling em cidade mineira

Justiça vê irregularidade em nomeação no interior de Minas e cita deputado em sentença

Acompanhe O Fator no Instagram

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse