A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) oficializou, em seu Diário Oficial desta quinta-feira (16), a convocação para os três suplentes de deputados estaduais que vão assumir na vaga de ex-palamentares que deixaram os cargos para assumir prefeituras. Foram chamados Carol Caram (Avante), Lincoln Drumond (PL) e Makoto Sekita (PSD).
Makoto, entretanto, já firmou compromisso público de seguir como chefe do Executivo de São Gotardo, no Alto Paranaíba. Assim, ele precisará avisar oficialmente a Assembleia da decisão, para que a Casa possa convocar o segundo suplente do PSD, Adalclever Lopes.
Como O Fator já mostrou, a posse dos novos deputados deve acontecer no próximo dia 3, data de retomada dos trabalhos legislativos após o recesso de janeiro.
Carol Caram entrará na vaga aberta por Fábio Avelar de Oliveira (Avante), agora prefeito de Nova Serrana, no Centro-Oeste mineiro. Lincoln vai substituir o correligionário Coronel Sandro, prefeito de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Adalclever, por seu turno, herdará assento antes ocupado por Douglas Melo, que venceu a disputa pela Prefeitura de Sete Lagoas, na Região Central.
A mudança na bancada do PL altera, também, o status do mandato de Amanda Teixeira Dias. Antes suplente de Alê Portela, licenciada para chefiar a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Amanda se tornará deputada efetiva por causa da saída de Sandro. Assim, o suplente em exercício do partido será Lincoln Drumond.