Escalado pelo prefeito reeleito Fuad Noman (PSD) para fazer a interlocução política com a Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), o vereador e vice-prefeito eleito Álvaro Damião (União Brasil) será nomeado secretário municipal de Governo, em substituição ao atual ocupante da pasta, Anselmo Domingos. A expectativa é que sua nomeação ocorra já na próxima publicação do Diário Oficial do Município. Conforme noticiado em primeira mão por O Fator, Anselmo será desligado após articular o apoio de vereadores à candidatura de Juliano Lopes (Podemos) à presidência da CMBH. O líder do governo Fuad, Bruno Miranda (PDT), lançou nesta terça (24) sua candidatura ao mesmo cargo.
Interlocutores da prefeitura ouvidos por O Fator explicaram que a nomeação acontecerá para dar ainda mais legitimidade ao vice-prefeito eleito, na atribuição que lhe foi conferida pelo prefeito Fuad. “Álvaro tem sido fundamental nas tratativas institucionais entre o Poder Executivo e o Legislativo. Tem sido muito firme e assertivo”, disse um interlocutor.
Na esteira das articulações quem vem empreendendo, coube a Damião comunicar a quebra de confiança no atual secretário de Governo, após ter sido informado por um grupo de vereadores do movimento que ele vinha fazendo. Fuad e seu vice foram comunicados após a confirmação da candidatura de Bruno Miranda. Foi quando esses vereadores se sentiram mais “confortáveis” para relatar o movimento.
Dando um “freio de arrumação” na negociação com os vereadores, Damião fez circular a informação de que todas as promessas de cargos oferecidas por Anselmo Domingos estavam desautorizadas.