AMM fará congresso para ajudar novos prefeitos na transição de governo e nos primeiros 100 dias de mandato

Evento, que acontecerá na semana que vem em BH, terá a participação do vice-governador e do presidente da ALMG
Espectadores acompanham congresso da AMM
Congresso para prefeitos eleitos e reeleitos acontecerá na semana que vem. Foto: Guilherme Bergamini/ALMG

A Associação Mineira de Municípios (AMM) fará, nos próximos dias 12 e 13, um seminário voltado aos prefeitos eleitos e reeleitos no estado. O Congresso Mineiro de Novos Gestores, no Expominas, em Belo Horizonte, vai debater questões como a importância do processo de transição de governos e a relevância dos 100 primeiros dias de mandato.

A programação do evento prevê palestras de nomes como o vice-governador Mateus Simões (Novo), que exerce interinamente a chefia do Executivo por causa de viagem internacional de Romeu Zema (Novo). O presidente da Assembleia Legislativa, Tadeu Martins Leite (MDB) e o secretário de Estado de Governo, Gustavo Valadares (PMN), também vão falar com os prefeitos.

A edição deste ano será a sétima do Congresso de Novos Gestores. Durante os dias de evento, um espaço do Expominas será destinado a uma feira em que empresas e instituições acostumadas a prestar serviços a prefeituras poderão apresentar produtos e soluções voltadas aos Executivos municipais. 

Os painéis de debate do seminário terão sustentabilidade, governança compartilhada, inovação e liderança como temas. 

“Quanto mais capacitado e preparado o prefeito estiver, mais a população sentirá os impactos positivos daquela gestão. Esta é a chance de os novos gestores se prepararem para os desafios que vão enfrentar a partir de janeiro, mas, mais do que isso, é a oportunidade de conhecerem a AMM e como ela pode auxiliar em suas gestões. É, também, um espaço para conhecer os outros prefeitos e trocar experiências”, diz o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, Marcos Vinicius Bizarro.

Depois do primeiro turno da eleição municipal, vale lembrar o governo federal chegou a lançar um manual com diretrizes para as transições de governos nas prefeituras.

Programação 

Na abertura do congresso, no dia 12, a AMM vai lançar o movimento Mulheres Municipalistas de Minas Gerais. A programação ainda tem um painel sobre planejamento urbano com Sílvio Barros (PP), eleito prefeito em Maringá, no Paraná.

O Sebrae, por sua vez, enviará representantes para falar aos prefeitos eleitos sobre as estratégias que podem ser usadas nos 100 primeiros dias de emprego para impulsionar o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda. Os impactos da reforma tributária também serão temas de uma palestra.

O congresso terá, ainda, a participação de Felipe Nunes, diretor da Quaest Consultoria e Pesquisa e analista da “GloboNews”. Ele apresentará a palestra “Comunicação e Pesquisa: Como Usar para Acertar na Gestão Municipal”. O prefeito de Canela (RS), Constantino Orsolin, também estará entre os painelistas.

Leia também:

O pedido da bancada mineira na Câmara dos Deputados a Hugo Motta

A alfinetada de Zema em integrantes do Judiciário mineiro

Como a lei que barrou o novo DPVAT deixa prefeitos temerosos sobre o futuro do transporte público

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse