A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou o início da implantação de 75 novos equipamentos de controle de velocidade na BR-040 — os radares fixos de fiscalização eletrônica — ao longo do trecho da rodovia entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, na Zona da Mata. A autorização consta no ementário de publicações da agência desta quinta-feira (12).
O corredor, com cerca de 230 quilômetros, concentra hoje a principal frente de execução do contrato firmado entre a União e a concessionária EPR Via Mineira. A autorização estabelece que os equipamentos estejam instalados até agosto de 2026, dentro do cronograma inicial da concessão.
Os novos radares integram o pacote de entregas obrigatórias assumidas pela concessionária ao assumir a gestão da rodovia, que envolve desde a recuperação e conservação da pista até a operação cotidiana, o monitoramento do tráfego e a execução de melhorias estruturais.
Ou seja, os radares entram como parte do sistema de gestão e desempenho da estrada — e não como ação isolada — compondo a infraestrutura de monitoramento exigida pelo modelo de concessão federal.
O contrato prevê uma exploração de longo prazo, com vigência de 30 anos, período em que a concessionária ficará responsável por manter padrões operacionais e executar intervenções escalonadas ao longo do tempo.
