A Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte (FMC-BH) tem um novo presidente. Bernardo Rocha Correia, ligado ao Partido Renovação Democrática (PRD), que vai apoiar a reeleição do prefeito Fuad Noman (PSD), foi nomeado para o cargo nesta terça-feira (6). Ele vai substituir a secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras, que chefiava interinamente a FMC. A alteração no comando da autarquia já foi, inclusive, publicada no Diário Oficial do Município (DOM).
Segundo apurou O Fator, Bernardo é aliado do deputado federal Fred Costa, presidente do PRD em Minas Gerais. No currículo do novo presidente da FMC, obtido pela reportagem, consta que ele exerceu, neste ano, o posto de secretário-executivo do partido de Fred Costa nos diretórios mineiro e belo-horizontino da legenda.
Graduado em Educação Física e Administração, Bernardo chegou a presidir a Hidrelétrica Retiro Baixo, de propriedade da Eletrobras. Ele ainda compôs a equipe do gabinete de Fred Costa na Câmara dos Deputados.
Embora tenha tido acesso ao currículo de Bernardo, a reportagem perguntou, à Prefeitura de BH, sobre a trajetória do novo presidente da FMC. Segundo o Executivo municipal, o novo integrante da equipe de Fuad Noman tem parte de sua trajetória ligada às artes.
“Bernardo Rocha Correia é professor, compositor e músico, além de possuir cerca de duas décadas de experiência no serviço público, com passagens pela Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa de Minas Gerais e atuou como vice-presidente da Fundação Clóvis Salgado. Foi conselheiro fiscal de empresas, gestor de patrimônio e secretário-executivo na esfera municipal e estadual. É mestrando em Administração, pós-graduado em Finanças/Mercado de Capitais e Derivativos”, informou a administração municipal.
Criada em 2005, a Fundação Municipal de Cultura atua no planejamento de ações e políticas públicas ligadas ao setor artístico na cidade. A autarquia está subordinada à Secretaria de Cultura.
Outra cara nova — ou nem tão nova
A edição desta terça-feira do DOM também traz a nomeação de Adriano Henrique Fontoura de Faria para ser secretário municipal de Desenvolvimento Econômico. Adriano já havia chefiado a pasta entre julho de 2022 e abril do ano passado.
À época, porém, ele deu lugar a Fernando Motta, que assumiu o posto em meio a uma articulação que entregou secretarias da Prefeitura de BH a aliados do Secretário de Estado da Casa Civil do governo de Minas Gerais, Marcelo Aro (PP). O acordo entre Aro e Fuad foi desfeito em abril deste ano, porque o grupo do secretário da gestão de Romeu Zema (Novo) ainda não havia batido o martelo sobre os rumos que tomaria na eleição de outubro.