Após apoio a Fuad, partido emplaca indicado na presidência da Fundação de Cultura de BH

Bernardo Rocha foi nomeado para comandar entidade nesta terça (6), ao lado de novo secretário de Desenvolvimento Econômico
Vista da fachada da Prefeitura de BH
Nomeação de Bernardo Rocha Correia foi publicada nesta terça (6) pela PBH. Foto: Stênio Lima/PBH

A Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte (FMC-BH) tem um novo presidente. Bernardo Rocha Correia, ligado ao Partido Renovação Democrática (PRD), que vai apoiar a reeleição do prefeito Fuad Noman (PSD), foi nomeado para o cargo nesta terça-feira (6). Ele vai substituir a secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras, que chefiava interinamente a FMC. A alteração no comando da autarquia já foi, inclusive, publicada no Diário Oficial do Município (DOM).

Segundo apurou O Fator, Bernardo é aliado do deputado federal Fred Costa, presidente do PRD em Minas Gerais. No currículo do novo presidente da FMC, obtido pela reportagem, consta que ele exerceu, neste ano, o posto de secretário-executivo do partido de Fred Costa nos diretórios mineiro e belo-horizontino da legenda.

Graduado em Educação Física e Administração, Bernardo chegou a presidir a Hidrelétrica Retiro Baixo, de propriedade da Eletrobras. Ele ainda compôs a equipe do gabinete de Fred Costa na Câmara dos Deputados.

Embora tenha tido acesso ao currículo de Bernardo, a reportagem perguntou, à Prefeitura de BH, sobre a trajetória do novo presidente da FMC. Segundo o Executivo municipal, o novo integrante da equipe de Fuad Noman tem parte de sua trajetória ligada às artes.

“Bernardo Rocha Correia é professor, compositor e músico, além de possuir cerca de duas décadas de experiência no serviço público, com passagens pela Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa de Minas Gerais e atuou como vice-presidente da Fundação Clóvis Salgado. Foi conselheiro fiscal de empresas, gestor de patrimônio e secretário-executivo na esfera municipal e estadual. É mestrando em Administração, pós-graduado em Finanças/Mercado de Capitais e Derivativos”, informou a administração municipal.

Criada em 2005, a Fundação Municipal de Cultura atua no planejamento de ações e políticas públicas ligadas ao setor artístico na cidade. A autarquia está subordinada à Secretaria de Cultura.

Outra cara nova — ou nem tão nova 

A edição desta terça-feira do DOM também traz a nomeação de Adriano Henrique Fontoura de Faria para ser secretário municipal de Desenvolvimento Econômico. Adriano já havia chefiado a pasta entre julho de 2022 e abril do ano passado.

À época, porém, ele deu lugar a Fernando Motta, que assumiu o posto em meio a uma articulação que entregou secretarias da Prefeitura de BH a aliados do Secretário de Estado da Casa Civil do governo de Minas Gerais, Marcelo Aro (PP). O acordo entre Aro e Fuad foi desfeito em abril deste ano, porque o grupo do secretário da gestão de Romeu Zema (Novo) ainda não havia batido o martelo sobre os rumos que tomaria na eleição de outubro.

Leia também:

BHP Brasil anuncia novo presidente

Deputados adiam votação de projeto que aumenta bancada de MG

Após calotes, governo de Minas adota nova tática para acordos de leniência

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse