O diretório do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Belo Horizonte será presidido pela sindicalista Kátia Gaivoto, que integra o Diretório Nacional da sigla. A oficialização da escolha dela para o cargo acontecerá no congresso municipal da agremiação, marcado para esta terça-feira (25).
A posse de Kátia põe fim a um imbróglio quanto aos rumos do PSB em BH. O diretório do partido na capital mineira está sem presidente desde dezembro, quando o ex-vice-governador mineiro Paulo Brant migrou para o MDB. O ex-vereador César Gordin chegou a ser anunciado como sucessor de Brant na função, mas não assumiu o cargo
A articulação em prol de César Gordin resultaria na posse de outro ex-vereador, Gilson Guimarães, como vice-presidente municipal. As tratativas, entretanto, não encontraram respaldo da direção nacional do PSB. O nome de Kátia, por sua vez, foi chancelado pelo presidente nacional do partido, Carlos Siqueira.
Segundo O Fator apurou, a indicação de Kátia Gaivoto é resultado de uma articulação para impedir que pré-candidatos à Câmara Municipal em 2028 assumam a presidência do partido, o que, segundo lideranças socialistas, causaria um desequilíbrio antecipado na disputa eleitoral.
Além de sindicalista, a nova presidente municipal é professora e vice-presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) em Minas Gerais. Kátia integra os quadros do PSB desde 1998.