Após saída de Brant, PSB articula para ter ex-vereador como presidente em BH

Partido deve iniciar 2025 já com nova direção municipal empossada. Desde 2016, socialistas não elegem vereador na capital mineira
Cesar Gordin
Caso seja confirmado presidente, Cesar Gordin assumirá a missão de que o PSB volte a ter representação na Câmara Municipal. Foto: CMBH

Menos de uma semana após ser surpreendida com a saída de Paulo Brant, a direção do PSB em Belo Horizonte se reuniu nessa terça-feira (17) e definiu a proposta de Comissão Provisória que será encaminhada hoje (18) para a Executiva Nacional do partido. Caso os onze nomes sejam respaldados em Brasília (DF), a legenda terá o ex-vereador César Gordin como presidente municipal e o vereador Gilson Guimarães como vice.

“Trata-se apenas de um rito estatutário. Quando um presidente deixa o cargo, independentemente do motivo, cabe aos dirigentes locais construírem, em conjunto com a direção nacional, a nova composição da Comissão Provisória”, afirmou o secretário municipal de organização da legenda, Giovanni Dias.

Brant, que concorreu a vice-prefeito em outubro, deixou o PSB rumo ao MDB, partido do aliado Gabriel Azevedo, com quem formou dobradinha na eleição municipal. Os emedebistas querem ter o ex-vice-governador como candidato a deputado federal em 2026.

Candidato a vereador mais votado pelo PSB-BH em 2024, com 6.373 votos, o ex-vereador César Gordin foi também secretário de Esportes de Santa Luzia e presidente da Galoucura, maior torcida organizada do Atlético. Ele participa de projetos sociais atuando como professor voluntário de artes marciais, sobretudo para jovens.

Já Gilson Guimarães exerce o último mês de mandato na Câmara Municipal. Após não haver sido reeleito para o cargo, o parlamentar diz ter sido convidado para assumir a Coordenadoria de Vilas e Favelas da prefeitura. Interlocutores do Executivo municipal, por sua vez, negam essa possibilidade.   

Confira a formação da Executiva do PSB-BH que os socialistas esperam aprovar junto à direção nacional:

Presidente: Cesar Gordin

Vice-presidente: Gilson Guimarães

Secretário-Geral: Estevão Fiuza

Primeiro Secretário: Leonardo Bastos

Segunda Secretária: Fernanda

Tesoureira: Luciana Vaz

Secretário de Organização Política: Giovanni Dias

Secretário Institucional: Geraldo Magela

Secretário de Mobilização: Rafael Hotman

Secretário de Articulação: Leonardo Franco

Secretário de Comunicação: Caio Barroso

Leia também:

As ‘digitais’ da bancada feminina na última votação da ALMG em 2024

TCE questiona relação entre Codemig e empresa privada de mineração em documentos oficiais

STF não divulga número de multados por usar Twitter

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse