Menos de uma semana após ser surpreendida com a saída de Paulo Brant, a direção do PSB em Belo Horizonte se reuniu nessa terça-feira (17) e definiu a proposta de Comissão Provisória que será encaminhada hoje (18) para a Executiva Nacional do partido. Caso os onze nomes sejam respaldados em Brasília (DF), a legenda terá o ex-vereador César Gordin como presidente municipal e o vereador Gilson Guimarães como vice.
“Trata-se apenas de um rito estatutário. Quando um presidente deixa o cargo, independentemente do motivo, cabe aos dirigentes locais construírem, em conjunto com a direção nacional, a nova composição da Comissão Provisória”, afirmou o secretário municipal de organização da legenda, Giovanni Dias.
Brant, que concorreu a vice-prefeito em outubro, deixou o PSB rumo ao MDB, partido do aliado Gabriel Azevedo, com quem formou dobradinha na eleição municipal. Os emedebistas querem ter o ex-vice-governador como candidato a deputado federal em 2026.
Candidato a vereador mais votado pelo PSB-BH em 2024, com 6.373 votos, o ex-vereador César Gordin foi também secretário de Esportes de Santa Luzia e presidente da Galoucura, maior torcida organizada do Atlético. Ele participa de projetos sociais atuando como professor voluntário de artes marciais, sobretudo para jovens.
Já Gilson Guimarães exerce o último mês de mandato na Câmara Municipal. Após não haver sido reeleito para o cargo, o parlamentar diz ter sido convidado para assumir a Coordenadoria de Vilas e Favelas da prefeitura. Interlocutores do Executivo municipal, por sua vez, negam essa possibilidade.
Confira a formação da Executiva do PSB-BH que os socialistas esperam aprovar junto à direção nacional:
Presidente: Cesar Gordin
Vice-presidente: Gilson Guimarães
Secretário-Geral: Estevão Fiuza
Primeiro Secretário: Leonardo Bastos
Segunda Secretária: Fernanda
Tesoureira: Luciana Vaz
Secretário de Organização Política: Giovanni Dias
Secretário Institucional: Geraldo Magela
Secretário de Mobilização: Rafael Hotman
Secretário de Articulação: Leonardo Franco
Secretário de Comunicação: Caio Barroso