Em meio a disputas internas na Rede Sustentabilidade, a deputada estadual Ana Paula Siqueira pode deixar o partido em breve. Pelo que O Fator apurou, a parlamentar mineira tem conversas para migrar para o PT ainda em 2025, antes do prazo estabelecido pela janela partidária, que será aberta no começo de 2026.
As conversas entre Ana Paula e os petistas começaram ainda em 2024. O principal interlocutor da articulação é o deputado federal Miguel Ângelo (PT-MG), que chegou a atuar com a deputada estadual no apoio a candidatos em comum nas disputas municipais do ano passado.
Segundo interlocutores, inclusive, assessores do grupo político de Ana Paula já iniciaram uma migração para o PT.
Na Rede, Ana Paula enfrenta um cenário de disputa desde que rompeu com seu antigo aliado e principal padrinho político, o ex-deputado e atual secretário de Relações Institucionais de BH, Paulo Lamac, que dirige o diretório mineiro da legenda.
As duas lideranças da Rede mineira “batem cabeça” há algum tempo. A divisão no diretório estadual reflete cenário parecido com o partido nacional, que tem se dividido entre um grupo próximo à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e outro ligado a Heloísa Helena, ex-senadora.
Novidade
Quem já está filiado ao PT desde o final de fevereiro é Zito Vieira, ex-dirigente do PCdoB e candidato a senador pelo partido em 2010. Em 2022, filiou-se ao PSB e coordenou a campanha do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Contagem, Carlin Moura, à uma cadeira na Assembleia Legislativa, sem sucesso.
Zito ingressou no PT no último dia permitido para que novos filiados petistas participem do processo que vai eleger as novas direções do partido em níveis municiais, estadual e nacional. O convite para a filiação de Zito também partiu do grupo de Miguel Ângelo.